Produtor de ovinos aumenta rebanho em mais de 10 vezes

Produtor de ovinos aumenta rebanho em mais de 10 vezes

José Ramos dos Santos teve sua vida mudada pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Em 2010, o produtor do município de Carneiros, tinha apenas 3 ovelhas em sua propriedade. Hoje, apesar das dificuldades enfrentadas com a seca, o rebanho já conta com 35 animais e a atividade é responsável por grande parte da renda familiar do produtor.

O Programa Alagoas Mais Ovinos é desenvolvido desde 2009 e visa fomentar e fortalecer a cadeia da ovinocaprinocultura em Alagoas, a partir da inclusão de animais que foram adquiridos, obedecendo a rigorosos critérios de seleção. No programa, os animais são entregues por meio de um contrato de empréstimo, e o produtor tem por obrigação devolver o mesmo número de animais, já frutos dos que recebeu do programa, em até 5 anos. Em menos do que isso, José Ramos já vai entregar todos os animais correspondentes aos recebidos pelo programa.

“É um programa que, sem dúvida, mudou a minha vida e da minha família para melhor. Deixei de investir em outras atividades para optar pela ovinocaprinocultura, graças ao incentivo que recebi do governo. Sofremos muito com a seca e precisamos desse apoio”, destacou.

O produtor, que foi selecionado por ter aptidão para trabalhar com ovinocaprinocultura, é considerado um caso de sucesso do Programa Alagoas Mais Ovinos. Os planos dele não param por aqui. A ideia é crescer mais. “Se continuar recebendo a assistência que recebo do governo do Estado, utilizando as orientações sobre organização, técnicas de manejo, alimentação, alcançarei, ainda este ano, a meta dos 100 animais”, complementou animado o produtor.

De acordo com o técnico Adilton Paiva, que acompanha o produtor, entre as vantagens da ovinocaprinocultura para quem vive no Sertão estão o menor consumo de alimento se comparada a outras atividades, e o fato de cada ovelha poder dar até duas crias por ano. “Onde come uma vaca, por exemplo, come seis ovelhas. A ovinocaprinocultura é mais lucrativa para o produtor. Além disso, cada filhote pode ser vendido por R$150,00, se já for grande, o preço fica em torno dos R$500, dando duas crias por ano, o retorno é mais rápido”, explicou o técnico.

“O mais importante de observar é que José Ramos está conseguindo melhorar geneticamente seu rebanho, fazendo controle de reprodução e monitoramento, aproveitar a assistência técnica que recebe e gerar renda para a família que também trabalha junto com ele, premissas do programa”, complementou a coordenadora do Programa Alagoas Mais Ovinos pela Seagri, Rafaelle Santana.
Dona Maria Luciene Santos, esposa do criador, também está animada. Ela conta que trabalhar com ovinos já é uma tradição que vem passando de geração para geração. “Eu já criava com meus pais. Agora, ajudo ele aqui. Antes era tudo mais difícil. Hoje com o apoio que recebemos tudo fica mais fácil. A gente nunca chegou a ter este número de animais”, falou dona Luciene.

O Programa Alagoas Mais Ovinos foi dividido em duas fases. Na primeira, beneficiou 740 famílias credenciadas. O rebanho já aumentou e em 2013 e 2014, considerado a segunda fase do programa, outras 250 famílias estão sendo beneficiadas. Além das entregas de animais, o programa oferece capacitação, entrega de equipamentos, bancos de forragens, ações de apoio ao acesso ao mercado. Para o primeiro trimestre de 2014, já está prevista a entrega de cerca de 1100 animais.

“Este programa oferece um incremento na renda milhares de famílias credenciadas. A melhor forma de fazer inclusão social é gerando emprego e renda, e mostrar a estes produtores que eles não precisam sair do campo para terem uma vida mais digna”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

O Programa Alagoas Mais Ovinos faz parte das ações do Alagoas Tem Pressa, estratégia de gestão do governo do Estado, visando obter melhores resultados. Só em Carneiros, o governo do Estado por meio da Seagri, desenvolve ações de apoio à agricultura familiar como o Programa de Avicultura Familiar, Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), Programa Alagoas Mais Leite, Programa de Sementes, entrega de ração animal, entre outras. “É de suma importância a presença do governo do Estado junto aos municípios, nos apoiando para juntos fazermos um bom trabalho”, disse o secretário de Agricultura de Carneiros, Júnior Melo.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate