Horticultores de São Sebastião lucram com venda de produtos para a Conab

Horticultores de São Sebastião lucram com venda de produtos para a Conab

O Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste vem viabilizando ações para o aumento da comercialização de agricultores do município de São Sebastião. Uma das medidas adotadas é a criação de um projeto que garante a venda dos produtos para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A ação terá a duração de um ano e envolve 16 produtores, responsáveis por comercializar mais de 35 toneladas de hortaliças por ano, que  deve gerar uma receita de aproximadamente R$ 65 mil. Dentre os produtos comercializados estão: coentro, feijão verde, couve, maxixe, pimentão, quiabo, abóbora, alface, cebolinha, cenoura, batata doce, berinjela e milho verde.

De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Santana, para manter a regularidade nas entregas e qualidades dos produtos, os produtores vêm participando de consultorias tecnológicas realizadas pelo Sebrae. “Através da ferramenta SebraeTec os produtores planejam melhor o plantio das hortaliças, como também as boas práticas agrícolas”, explica.

As entregas dos produtos são realizadas a cada quinze dias ao Sesc, que, através do programa Mesa Brasil, distribui para 25 entidades assistenciais cadastradas na iniciativa. “Desde o início do ano já realizamos quatro entregas e geramos uma renda de aproximadamente R$ 8 mil, com um volume de seis toneladas de alimentos distribuídos”, conta.

Para o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), Michael Chinelato, os produtores precisam comprar a ideia de utilizar a ferramenta disponibilizada pela CONAB para ampliar suas produções.
As ações desenvolvidas pelo APL Horticultura no Agreste, são realizadas em parceria com a Seplande, Sebrae, Conab, Emater, Sesc, Secretaria Municipal de Agricultura de São Sebastião e Associações de Produtores.

 Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate