Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada até 14 de março

Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo é prorrogada até 14 de março

Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no último sábado (22), a Campanha Emergencial de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 14 de março, ampliando o prazo para que os pais possam garantir a imunização de crianças de seis meses até cinco anos de idade contra a doença. Esse ano já foram registrados 190 casos na região Nordeste – a maioria, de crianças menores de um ano – principalmente, nos estados de Pernambuco e Ceará.

“Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde para atender à determinação do Ministério da Saúde, que tem como objetivo interromper a cadeia de transmissão da doença em Maceió. Não temos nenhum caso confirmado recentemente em Alagoas, mas com a grande circulação turística na região, é importante prevenir a reintrodução do vírus no Estado. E os pais terão ainda mais tempo para assegurar a dose da vacina para seus filhos”, frisa a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Júlia Oliveira.

Para vacinar as crianças, os pais devem levá-las aos postos de saúde mais próximos de sua residência, no horário das 8h às 17h. Até a próxima sexta-feira (28), a SMS manterá também à disposição da população os postos de aplicação de vacinas instalados no Maceió Shopping e Hiper Bompreço da Gruta. Após o carnaval, porém, a vacinação ficará restrita, apenas às unidades de saúde do município, que retomam seu atendimento normal a partir da quinta-feira (06/03).

O Ministério da Saúde disponibilizou 90 mil doses da vacina e a meta é vacinar indiscriminadamente 95% do público-alvo da campanha; em Alagoas, esse número é de 84.680 crianças. A população a ser vacinada está distribuída nos seguintes municípios: Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo Flexeiras, Santa Luzia do Norte, Satuba e Maragogi.

Contra indicações

A dose da vacina tríplice viral é contra indicada para crianças que apresentem imunodeficiência congênita e adquirida, para aqueles acometidos por neoplasia maligna e para quem está realizando tratamento com corticóides em esquemas imunodepressores.

Criança com gripe e/ou febre pode ser vacinada, desde que a febre não seja de 38 graus ou acima disso. Nesses casos, o ideal é aguardar a febre baixar ou sumir para administrar a vacina. Já na criança com catapora, a vacina é contra indicada, mas por conta das lesões (bolhas) na pele, evitando assim, mais um incômodo para a criança, devendo ser também adiada sua administração.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate