Alagoas discute inovações tecnológicas e Assistência Técnica no México

Alagoas discute inovações tecnológicas e Assistência Técnica no México

A diretora presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (EMATER/AL), Inês Pacheco, integra a delegação dos dez dirigentes de instituições estaduais de Pesquisa e Assistência Técnica do Brasil, que está no México, para um intercâmbio de cooperação entre os dois países no âmbito da produção agropecuária. Esta missão é resultado de uma importante parceria entre a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e a Embaixada do Brasil no México.

De acordo com a Asbraer o objetivo é construir um espaço de diálogo a partir das experiências, conhecimentos e necessidades dos estados brasileiros e mexicanos. “O México concentra muitas tecnologias para a produção, porém não dispõem de políticas públicas que orientem esse processo, sobretudo no que concerne aos pequemos produtores. Com isso, podemos trazer a experiência que o Brasil possui com políticas públicas e explorarmos as tecnologias já desenvolvidas no México”, ressaltou Inês Pacheco.

A missão começou com duas reuniões importantíssimas, a primeira com o embaixador do Brasil no México, Marcos Raposo Lopes, o qual destacou aspectos importantes da economia do México, sobretudo no âmbito do desenvolvimento rural.  E a segunda com a direção do Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT) para conhecimento dos projetos estratégicos de pesquisa e inovação dessas culturas.

Houve visitas técnicas a laboratórios e Centros de Pesquisa e conhecimento do Projeto AGROMAIS voltado para assistência técnica aos pequemos produtores de milho da região em parceria com o governo local e organizações sociais. Nesse encontro foram identificadas diversas oportunidades de cooperação entre com o Brasil, no âmbito da capacitação técnica e desenvolvimento de projetos de pesquisa em cooperação com o CIMMYT.

A missão técnica se encerra no próximo dia 26 com um encontro institucional com representantes da Comissão da Agricultura da Câmara de Deputados e com deputados locais do grupo ‘Amigos do Brasil.

Integram a comissão brasileira: Edimar Vizolli, presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); Florindo Dalberto, presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa); José Geraldo Medeiros da Silva, presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn); Jorge Luiz Fortes, presidente da Agência Estadual de Pesquisa  Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp); Júlio Zoé de Brito, representante da Asbraer; Gervásio Paulus, diretor técnico de Emater do Rio Grande do Sul; Luiz Gomes Furtado, presidente da Emater de Rondônia; Max Ataiba, presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Romeu Felipe Correa Ortiz, presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro); e Mariana Matias, assessora administrativa da Asbraer.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate