Reeducandos participam de mutirão de eletrocardiograma

Reeducandos participam de mutirão de eletrocardiograma

Dezenas de reeducandos de todas as unidades do complexo prisional de Maceió participaram na quarta-feira (12) de um mutirão para realizar eletrocardiogramas. A ação ocorreu no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Os exames, realizados no próprio sistema, evitaram transtornos como a escolta e atendimento dos internos nos postos de saúde.

Os exames foram realizados por meio de uma parceria da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) com a Secretaria Municipal de Saúde. O Programa de Saúde da Família (PSF), do Posto de Saúde do Conjunto Graciliano Ramos, disponibilizou um eletrocardiógrafo e três profissionais.

“Observávamos sempre a dificuldade de logística vivenciada pela Sgap para o transporte e escolta dos reeducandos, isso sem falar no constrangimento de atender reeducandos junto com os pacientes na unidade de saúde. Trazer o equipamento e o pessoal para o sistema foi mesmo uma boa decisão”, observou  Robson Nogueira, coordenador administrativo do Posto.

A diretora de Saúde da Sgap, Clarice de Oliveira, explicou que o Mutirão de Eletrocardiograma foi uma forma encontrada também para diminuir a demanda reprimida para esse tipo de exame. “Muitos reeducandos necessitavam fazer exames de rotina e outros por conta de procedimentos pré-operatórios”.

Foram atendidos no Mutirão 40 reeducandos. “Em oito dias esses exames serão avaliados pelos médicos e os laudos entregues ao nosso setor. Estamos acertando um atendimento mensal e outros mutirões, como o de ecocardiograma”, afirmou Clarice de Oliveira.

A reeducanda Maria Juliana dos Santos, de 28 anos, ficou aliviada após fazer o eletrocardiograma. “Tenho uma hérnia e preciso fazer logo uma cirurgia. Fiz esse exame uma vez e agora fiz de novo”.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate