Na alta temporada SMS aumentará abastecimento de preservativos

Na alta temporada SMS aumentará abastecimento de preservativos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da coordenadoria do Programa Municipal da DST, Aids e Hepatites Virais informou nessa quarta-feira (12), que todas as unidades de saúde da capital já estão abastecidas com preservativos masculinos e femininos. Devido ao aumento da população flutuante, com a alta temporada, e a aproximação do período das festas carnavalescas, a SMS disponibiliza a mais, 100 mil camisinhas nos meses de janeiro e fevereiro e março para atender a demanda. Normalmente, a distribuição é de 250 mil.

Não só nas unidades de saúde, mas em motéis, casas noturnas, hotéis, pousadas entre outros, os preservativos são distribuídos e arrumados em porta-preservativos, ficando à disposição das pessoas.

Novos Contaminados

Somente em janeiro de 2014 no Bloco I do PAM Salgadinho, que realiza o teste rápido (para descobrir presença de vírus das DSTs), foram notificados 57 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV.

“Isso nos preocupa bastante, pois sabemos que muitas pessoas são infectadas e não chegam a desenvolver a AIDS, mas a partir do momento que ela é portadora do vírus HIV e fizer sexo sem proteção ela dissemina o vírus e contamina mais pessoas”, destaca a coordenadora do Programa Municipal da DST, Sandra Gomes.

Diante dessa realidade, Sandra Gomes, faz um chamamento para aquelas pessoas que tiveram um comportamento de risco (fizeram sexo sem proteção nos últimos meses ou que compartilharam seringa para uso de droga injetável) a comparecer ao bloco I do PAM Salgadinho e fazer o Teste Rápido. Ele é gratuito e além de detectar a presença do vírus HIV, também indica se o indivíduo tem Hepatite viral e sífilis.

Para fazer o teste rápido é necessário levar o cartão SUS (ou saber decorado o número do mesmo), comprovante de residência, CPF e Carteira de Identidade. O teste é feito por amostra de sangue. Em quinze minutos, o resultado está pronto e aquele que se submeteu ao exame, caso seja portador de algum dos vírus de doenças sexualmente transmissível, terá um atendimento especializado e orientações especiais.

“O portador do HIV precisa tomar cuidado para não infectar outras pessoas e também para não se re-infectar, pois sabemos hoje que já existe mais de um subtipo do vírus do HIV, o que pode agravar a situação do contaminado”, esclarece Sandra Gomes.

Em 2013 foram registrados 600 casos de pessoas infectadas com o vírus HIV e 155 com Aids (pessoa já adoecida). “Quanto antes descobrir que é portador do HIV, melhor para dar início ao tratamento e para se prevenir para não espalhar para outras pessoas por meio da prática do sexo desprotegido”, enfatiza a coordenadora do Programa de DSTs da Secretaria Municipal de Saúde.

Camisinha Feminina

Sandra Gomes ressalta que ainda existe certo ‘tabu’ por parte de mulheres ao não quererem sequer experimentar a camisinha feminina. “É um insumo caríssimo nas drogarias e farmácias da rede privada (a unidade custa entre R$ 14,00 e R$ 16,00), enquanto que o SUS distribui gratuitamente”, atenta.

A camisinha feminina pode ser colocada pela mulher de seis a oito horas antes do ato sexual. “É de fácil colocação, o SUS distribuí gratuitamente, e além de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, previne a mulher de uma gravidez indesejável”, finaliza Sandra Gomes.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate