IZP lança 4ª edição de projeto sobre tradições carnavalescas

IZP lança 4ª edição de projeto sobre tradições carnavalescas

As cores, ritmos e tradições carnavalescas de Alagoas ganham destaque na programação das emissoras do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) a partir desta quarta-feira (12).  O projeto “IZP na Folia” entra na 4ª edição, envolvendo programas especiais, institucionais, transmissões das prévias e do carnaval, além do lançamento da 2ª edição da exposição Alagoas de Tradições e Ritmos, que ficará em cartaz no Espaço Cultural Linda Mascarenhas e no Maceió Shopping.

 Entre as ações do projeto, está o programa de rádio IZP na Folia, que estreou também nesta quarta-feira simultaneamente pela Educativa FM e Difusora AM, apresentado pelo jornalista Marcos Guimarães.

O programa traz ainda 12 radiodocumentários destacando aspectos como a história dos bailes de carnaval, os blocos Filhinhos da Mamãe e Pinto da Madrugada e a prévia Jaraguá Folia, entre outras atrações. 

 Exposição

Em sua 2ª edição, a exposição Alagoas de Tradições e Ritmos conta este ano com duas montagens, sendo uma no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, do IZP (ao lado do Cepa), no período de 12 de fevereiro a 14 de março. Já outra será no Maceió Shopping, que ficará em cartaz de 11 de fevereiro a 6 de março.

No Linda Mascarenhas, a exposição homenageará 14 ícones do  carnaval, entre eles os foliões Moleque Namorador; Ras Gonguila, Pedro Tarzan, Miss Paripueira e Setton Neto.

Haverá exposição ainda dos compositores Jararaca, Jucá Santos, Edécio Lopes e o maestro Manezinho; os incentivadores culturais Marcial Lima e Major Bonifácio; o artista plástico Achiles Escobar; e as figuras míticas e emblemáticas Mamãe, dos Filhinhos da Mamãe, e a Mulher da Capa Preta.

As exposições ganharão ainda versões virtuais com vídeo, catálogo e álbum fotográfico no site do projeto, no endereço: www.izpnafolia.com.br.

Institucionais

Também fazem parte do projeto IZP na Folia a veiculação de hinos e sambas enredos dos blocos e escolas de samba durante a programação das rádios Educativa e Difusora, assim como a divulgação de Agenda Cultural da TVE  com informações sobre os locais de folia espalhados pelo Estado.

Além dos institucionais “Histórias de Carnaval”, que este ano busca casais que se conheceram durante o carnaval e permanecem juntos até hoje

E o “IZP na Folia: Dicas da Caralâmpia”, com a boneca ou personagem alertando os pais sobre os cuidados que devem tomar com os foliões mirins. Além disso, a estreia do institucional “Alagoas de Tradições e Ritmos”, uma extensão da exposição que irá contar a história dos homenageados na amostra também no rádio.

O IZP na Folia é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, em parceria com a Fundação de Ação Cultural (FMAC), da Prefeitura de Maceió e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).  O projeto conta com o apoio do Maceió Shopping e Turma da Rolinha.

Agência Alagoas

 

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate