Brasil precisa de um amplo programa educação tecnológica para agropecuária

Brasil precisa de um amplo programa educação tecnológica para agropecuária

O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos teve impacto em todo os setores da economia no Brasil, demandando dos trabalhadores a constante atualização e capacitação profissional. Um dos setores que hoje vem sofrendo com a falta de mão de obra especializada é o setor da agropecuária. Em conversa com Miguel Daoud neste Estúdio Rural, o doutor em Sociologia Valmor Bolan faz críticas aos atuais modelos de educação do Brasil.

–  A saída é um plano de treinamento e de cursos que possa suprir aos agricultores e pecuaristas uma mão de obra especializada para dar sustentação ao desenvolvimento tecnológico que chegou ao campo.

Bolan afirma que não é isso que ocorre no Brasil, onde os programas são de curso alcance.

– Precisaria de um governo ousado que fizesse um gigantesco programa que abrangesse os rincões do Brasil, a agricultura como um todo e que não esquecesse os pequenos agricultores.

O especialista também propõe soluções para o deficit do país nesse setor e defende que os métodos de formação devem ser mais ousados, com destaque para o modelo de escola em tempo integral. Além de melhorias na formação básica, o entrevistado destaca a importância da implantação de faculdades tecnológicas em áreas rurais, como forma de atrair e preparar os jovens para o agronegócio.

Bolan é diretor da Universidade Corporativa Anhanguera e presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate