Campanha de vacinação contra HPV terá início a partir de março

Campanha de vacinação contra HPV terá início a partir de março

A Campanha de vacinação contra HPV será realizada a partir do dia 10 de março em todo país. A ação será promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com os governos estaduais e municipais. Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia, na terça-feira (11), uma capacitação com os técnicos municipais. A ação, que prossegue na quarta-feira (12), irá acontecer no auditório do Hotel Jatiúca, das 8h às 12h.

Durante o encontro, serão constituídos grupos técnicos para a estratégia de vacinação, envolvendo áreas técnicas da secretaria da Saúde, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), secretaria estadual da Educação, secretaria de Assistência Social, grupos religiosos, grupos/organizações estudantis, entre outras.

De acordo a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro, a campanha será realizada em todas as escolas de Alagoas (particulares e públicas), no período de 10 de março a 10 de abril, com o objetivo de imunizar adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos.

“Com a vacinação, o Estado pretende prevenir a infecção pelo vírus HPV, que representa a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil”, explicou a gerente, acrescentando que durante o período da campanha os pais e responsáveis que não queiram que as adolescentes sejam imunizadas, irão assinar um termo assumindo total responsabilidade pela decisão. “É muito importante que todos entendam a importância da prevenção para o futuro e bem estar de suas filhas”, destacou Denise Castro.

A vacina HPV quadrivalente será administrada a partir de março também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Denise Castro lembrou que as meninas que se encontrem fora do ambiente escolar devem procurar as UBS mais próximas para receber sua dose da vacina e que mesmo após o fim da campanha, que irá se concentrar nas escolas, a vacina estará disponibilizada nas unidades de saúde.

A gerente informou que o calendário programado pelo governo federal prevê que a implantação da vacina vai acontecer de forma gradual. “Em 2014, a população alvo da vacinação com a vacina HPV será composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 9 a 11 anos  e a partir de 2016, serão vacinadas a meninas de 9 anos de idade”.

Câncer do colo do útero – Devido à sua alta incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. Embora tenha alta incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista seja pela realização regular dos exames recomendados a partir dos 25 anos de idade. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está à vacinação, o uso de preservativo e ações educativas.

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais.

 Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate