Graviola gigante em Limoeiro de Anadia é destaque em Alagoas

Graviola gigante em Limoeiro de Anadia é destaque em Alagoas

Uma graviola normal pesa em média 4kg, entretanto, o parâmetro não serve quando a fruta é comparada com o modelo produzido na cidade de Limoeiro de Anadia, Agreste de Alagoas. Na região, uma unidade da graviola pode chegar a 12 kg. Aproximadamente dez agricultores têm sua própria plantação na localidade, que vem ganhando destaque pelo fato inusitado, apesar de não ser responsável pelo pioneirismo da atividade.

A variedade de graviola gigante começou a ser cultivada há mais de 30 anos, em Arapiraca. Após a descoberta do potencial do fruto, mudas de plantas foram distribuídas para agricultores e outros interessados em reproduzir esta espécie diferenciada.

Conhecido como Galêgo da Recanto, o agricultor Francisco Anacleto, planta a graviola há oito anos. Segundo ele, que possui 267 pés da fruta em sua propriedade, há a possibilidade de venda durante o ano inteiro, já que não há sazonalidade na produção. “A fruta é muito boa e temos produção durante todo o ano, já plantei mamão, macaxeira, mas a melhor opção continua sendo a graviola. Tenho outras espécies aqui, mas em menor quantidade”, explica.

O produtor recebeu grande notoriedade durante a Feira dos Municípios, realizada em janeiro, onde pôde expor duas de suas graviolas, impressionando a todos, desde turistas a cidadãos locais. De acordo com a gestora do Arranjo Produtivo Local (APL) de Fruticultura do Agreste, Rosete Albuquerque, chegaram até a oferecer R$ 100 por uma unidade da fruta.

Anacleto iniciou o cultivo graças a um amigo e afirma colher, em média, quatro toneladas de graviola por semana. Ele conta que é preciso cuidar muito bem do solo para se chegar a um modelo ideal. “A terra aqui é muito boa para a fruta, mas a gente aduba, cuida da acidez do solo e faz a irrigação, tudo para manter a qualidade e o tamanho” enfatiza Galêgo da Recanto.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate