Sistema Acolhe servirá de referência para outros estados

Sistema Acolhe servirá de referência para outros estados

O Sistema Acolhe, software desenvolvido pela Superintendência de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Promoção da Paz para gerir e controlar as vagas no Acolhe Alagoas, foi apontado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) como modelo a ser seguido pelos demais estados brasileiros na gestão do acolhimento de dependentes químicos.

A indicação foi feita na terça-feira (28) pelo titular da Senad, Vitore Maximiano, durante reunião técnica com os gestores de políticas sobre drogas de todo o País na sede da pasta, em Brasília. A pauta foi a fiscalização e regulação das vagas em comunidades terapêuticas custeadas pelo governo federal. Após breve explanação, Vitore abriu espaço para que o secretário de Promoção da Paz de Alagoas, Adalberon Sá Júnior, apresentasse o Sistema Acolhe aos demais participantes.

Acompanhado pelo superintendente Luan Gama, o secretário mostrou como o software mantém o controle de todo o prontuário do acolhido, constituído de triagem, data de admissão, observações relevantes, encaminhamento para comunidade e progressão do tratamento.

Vitore Maximiano apontou como o Sistema Acolhe já está em uma fase avançada e que a própria Senad iria utilizá-lo para seu controle interno. Os termos de cooperação para reprodução do sistema será articulado durante a visita do titular da Senad a Alagoas, no próximo dia 14 de fevereiro.

Os representantes estaduais reconheceram a importância da troca de experiências para dirimir dúvidas e avançar na construção de um modelo unificado de gestão. “Cada Estado tem seu modo de gestão, então a Senad nos ofereceu ferramentas para alinhar um modelo unificado de gestão e controle das vagas nas comunidades. Foi interessante conhecer o modelo de Alagoas e vamos avançar em mais esta troca de experiências”, falou a secretária de Promoção da Paz de Rondônia, Maria da Penha Simão.

Também foi acertada nesta reunião que Alagoas sediará em dezembro deste ano o leilão do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), cujos detalhes serão acertados na visita de Vitore Maximiano a Alagoas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate