Audiência pública registra grande participação popular

Audiência pública registra grande participação popular

Antes mesmo de os debates começarem, já era possível perceber um público diversificado chegando para participar da audiência pública sobre a licitação dos serviços de transporte urbano por ônibus de Maceió. Lideranças comunitárias, estudantes, entidades civis, empresários, rodoviários e outras instituições se fizeram presentes em grande número no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). Clique aqui e acompanhe a audiência.

Tácio Melo, gestor da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) destacou a expressiva presença popular. “Mais do que obrigatória, essa fase é extremamente importante para democratizar e garantir a transparência do processo. A licitação é um pilar importante na melhoria do sistema de transporte público e a população de Maceió compareceu para construir as melhorias que todos nós queremos”, disse.

Outra pasta essencial na reestruturação do transporte coletivo por ônibus é a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla). O secretário Manoel Messias Costa explicou que a licitação está pautada na garantia da valorização do transporte público e que “é um grande desafio, mas a melhor maneira de começar é assim: ouvindo a população, estabelecendo uma postura pactuada entre o poder público e a sociedade”.

“Quando todos participam, todo mundo ganha”, afirmou o presidente da Comissão Especial de Licitação das Concessões do Transporte Coletivo Urbano do Município de Maceió, Jorge Bezerra Calheiros Filho. “Essa participação popular vai nos fornecer um importante suporte para o fechamento do edital com toda a propriedade de quem conhece bem as demandas do transporte no cotidiano”, explicou.

A população por sua vez, considerou positiva a oportunidade. ”Essa licitação já é esperada há muito tempo. Ninguém aguenta mais andar de ônibus em Maceió do jeito que a situação está. O que a população espera é que realmente o sistema mude. Por isso a Famoal e representantes de diversas associações estão aqui, trazendo e apresentando os anseios e angústias das comunidades”, destacou Cícero Oliveira, presidente da Federação das Associações de Moradores de Alagoas (Famoal).

Os estudantes também se mobilizaram para debater o assunto. O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Alagoas compareceu. Como reivindicações, eles propuseram melhorias e organização do transporte e defenderam a questão da gratuidade.

Cada cidadão inscrito teve seu espaço para apresentar suas sugestões. Essas proposições serão estudadas pelos componentes da Comissão Especial de Licitação das Concessões do Transporte Coletivo Urbano do Município de Maceió para a composição do edital.

 

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate