Lideranças da sociedade civil visitam Canal do Sertão nesta quinta-feira

Lideranças da sociedade civil visitam Canal do Sertão nesta quinta-feira

Cerca de 350 lideranças de organizações da sociedade civil de Alagoas embarcam em caravana nesta quinta-feira (30) para ver de perto a água que jorra no Sertão. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Articulação Social (Seas), mobilizou diversas comunidades, sindicalistas, pescadores, e abre uma série de visitas ao Canal do Sertão, considerada a maior obra estruturante do Governo de Alagoas.

Na primeira fase de funcionamento, o Canal dispõe de infraestrutura de captação através da estação de bombeamento, projetos de irrigação de 2 mil hectares e 65 km de canal adutor. No entanto, a obra deve chegar a 123 km até o final do governo e, com a realização da quinta etapa, cujos recursos foram pleiteados em Brasília e estão licitados, pode-se chegar a 150 km. Ao todo, o Canal do Sertão, obra que compreende a inversão do fluxo de água do Rio São Francisco através do sistema adutor do alto sertão de Alagoas, tem extensão prevista de 250 km.

O secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, explica o objetivo da caravana batizada de ‘Vamos Ver de Perto’. De acordo com ele, a visita foi idealizada para abrir oportunidade ao maior número possível de alagoanos de conhecer o Canal do Sertão. “As pessoas querem conhecer o Canal. E acho que é dever do Estado mostrar essa obra tão importante para Alagoas. Uma obra que já está mudando a vida do sertanejo. Um sonho antigo que, graças aos recursos viabilizados pelo Governo Federal, por meio do PAC, e também aos recursos estaduais, hoje faz parte da nossa realidade”, destaca Araújo.

Ele lembra que o sonho torna-se possível graças à credibilidade do Governo do Estado, resgatada por Teotonio Vilela após três décadas na quais Alagoas não recebeu grandes investimentos. “Esse governo reconquistou a credibilidade perdida, arrumou a casa e por isso conta com os recursos federais. E quem não quer ver de perto como a água está sendo aproveitada? Quem não quer ver de perto água jorrando no Sertão?”, indagou o secretário.

Trajeto

Semana passada, uma equipe da Secretaria de Articulação Social, juntamente com a equipe da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que administra o Canal, percorreu todo o trajeto que será feito pela caravana ‘Vamos Ver de Perto’, nesta quinta-feira, observando os pontos que serão visitados durante a viagem. Segundo Araújo, “tudo foi traçado para que as lideranças saiam de lá com a certeza de que existe, sim, vida no Sertão”. A caravana terá oportunidade de conhecer, inclusive, dois povoados onde há plantações irrigadas com água do Canal.

Uma nova visita ao Canal do Sertão já está sendo programada para o mês de fevereiro, e a Secretaria de Articulação Social conta com a parceria da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos também na realização desse segundo momento. “Será mais ou menos o mesmo número de lideranças na segunda caravana. E, quanto mais pessoas conhecerem essa obra, mais estaremos prestando um serviço à população”, justifica Araújo.

Ele ressalta que, retornando da viagem, “as pessoas vão poder dizer, satisfeitas: ‘eu vi de perto’, e assim poderão divulgar o trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado”. “Os líderes são formadores de opinião. Por isso é de fundamental importância que eles conheçam e divulguem os benefícios da obra para o alagoano e, em especial, para o sertanejo”, completa o secretário.

Nesta quinta-feira, as lideranças sairão de Maceió e mais oito municípios e se encontrarão em Arapiraca às 6h30 da manhã, onde formarão a caravana ‘Vamos Ver de Perto’, seguindo para Delmiro Gouveia. A primeira parada será a estação elevatória, a nascente do Canal. Em seguida, a Caravana percorrerá alguns pontos do Canal do Sertão, previamente escolhidos, entre esses pontos o povoado Luciano e o povoado Rôlas – onde já existem plantações de agricultura familiar que só foram possíveis graças à água do Canal.

A Caravana será acompanhada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), durante o trajeto de ida e volta. Quando for concluído, o Canal vai beneficiar 40 municípios com esse projeto que é considerado uma das maiores e mais modernas obras de engenharia hídrica do mundo. “Essa é a mais importante obra estruturante do Estado de Alagoas e o Canal é o segundo maior rio do Estado, sendo o primeiro o Rio São Francisco”, diz Araújo.

 Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate