Estudante alagoano desenvolve Foguete e vai representar o estado no III ‘Space Camp’

Estudante alagoano desenvolve Foguete e vai representar o estado no III ‘Space Camp’

O estudante Davi Marciano, de 18 anos, residente da cidade de Maceió, projetou um foguete desenvolvido, com diversos materiais, dentre eles o PVC e vai representar Alagoas no III “Space Camp”, no período de 28  de janeiro a 2 de fevereiro, na cidade de Taubaté, São Paulo. O projeto é fruto de uma das atividades elaboradas pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA) e será exposto durante o evento. A participação de Davi no evento conta com o patrocínio da Braskem e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas (SECTI).

O foguete desenvolvido pelo estudante é feito com duas garrafas PETs de 2 litros cada, e o combustível utilizado é o resultado da reação de bicarbonato de sódio com vinagre, o que impulsionará o foguete, fazendo-o se desprender da base no momento do lançamento.  O estudante, que foi um dos 50 alunos selecionados entre os 55 mil que participaram da OBAA, participará de oficinas e palestras sobre foguetes e satélites, além de um  extenso cronograma de atividades. “Participar do III Space Camp é uma oportunidade de interagir com estudantes do Brasil todo, trocar experiências e aprender sobre curso de tecnologia aeroespacial” afirmou Davi.

“O Davi é mais um caso, dentre tantos jovens estudantes alagoanos, com uma capacidade inventiva e inovadora acima da média, que assim como as jovens do IFAL de Palmeira dos Índios, Samantha Mendonça e Taísa Tenório, pesquisadoras dos tijolos sustentáveis, e tantos outros estão se destacando no cenário nacional. Isto é muito importante para o Estado, sobretudo pelo exemplo e a referência que eles representam para outros jovens das escolas públicas de Alagoas” salientou Eduardo Setton, secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas. Para Milton Pradines, Gerente de Relações Institucionais da Braskem, o apoio ao projeto do estudante, “faz parte das ações da empresa no Estado e que beneficiam a educação e a inovação, que são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Alagoas”.

3º “Space Camp”

Trata-se de um evento técnico e científico de robótica, astronáutica e astronomia, realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA) em parceria com ACRUX Aerospace Technologies e tem como objetivo despertar o interesse e motivar adolescentes para o campo da ciência e  da tecnologia, com ênfase  no programa espacial brasileiro.  Este ano, durante o evento, acontecerão palestras sobre foguetes, satélites, linguagem de programação, eletrônica embarcada, aviônica e metodologia de pesquisa. Assim como, oficinas de astronomia, construção de satélites, lançamento de foguetes e apresentação de projetos.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate