Pronatec terá dez mil vagas em 2014

Pronatec terá dez mil vagas em 2014

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), vai ofertar dez mil vagas em cursos profissionalizantes para estudantes da rede pública estadual. A informação foi repassada pela secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, durante solenidade de formatura de 2.350 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) realizada na tarde desta quinta-feira (23), na Casa de Show Musique, evento que contou com a participação do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho e do secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim, além de representantes da bancada federal e estadual e dirigentes de órgãos ofertantes de educação profissional no estado.

Josicleide relatou que, desde 2011, quando o Estado aderiu ao Pronatec, 30 mil alunos se formaram no programa em Alagoas. A meta para o período de 2014 e 2015 é formar mais 30 mil jovens. Somente este ano, a SEE vai ofertar dez mil vagas em cursos profissionalizantes para os alunos da rede estadual matriculados no Ensino Médio.

“Dentre os jovens certificados nesta solenidade, 80% são alunos de nossa rede. Este momento nos alegra muito, pois sabemos que, após a conclusão do Ensino Médio, vocês estarão mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Parabéns, vocês são vitoriosos, não desistam nunca”, disse a secretária em discurso aos estudantes presentes ao evento.

O secretário executivo do MEC, José Henrique Paim, revelou que o Governo Federal vai investir mais de R$ 14 bilhões na educação profissional até o final do ano e que serão disponibilizadas oito milhões de vagas em cursos do Pronatec, que, até agora, já contabilizam mais de cinco milhões de matrículas em todo o país. Ele também destacou a importância da parceria entre as três esferas federativas para o sucesso destes investimentos.

“Tivemos grandes avanços na expansão do ensino superior, mas a educação profissional ainda carecia de mais investimentos e, por isso, criamos o Pronatec. No entanto, este é um programa feito a várias mãos e, para que ele tenha êxito e possa acontecer, é preciso a união de todos”, frisou.

Investimentos – Durante o evento, três formandos tiveram suas carteiras assinadas por empresários alagoanos e, graças ao Pronatec, terão seu primeiro emprego. Na ocasião, o governador Teotônio Vilela Filho destacou a importância do programa na inserção dos jovens no mercado de trabalho e falou dos investimentos do governo para a geração de mais empregos em Alagoas.

O primeiro emprego tem um gosto especial em nossas vidas e, com este curso, muitas portas se abrirão para vocês. Agradecemos a presidente Dilma por esta importante parceria para a nossa juventude, que será a mão de obra qualificada para os novos empregos que serão gerados em nosso estado, a exemplo das vagas que surgirão em empreendimento como o call center do Benedito Bentes e o estaleiro de Coruripe”, anunciou o governador.

Os investimentos em educação profissional no estado também serão fortalecidos pelo Governo de Alagoas. A SEE está licitando obras de reforma e ampliação de sete escolas e dois centros em Maceió e no interior e a construção de dois novos centros profissionalizantes em Arapiraca e Pilar. “Além disso, estamos inserindo no nosso Plano de Ações Articuladas a construção de mais seis centros profissionalizantes e aguardamos os recursos do Governo Federal. Desta forma, chegaremos a dez centros em todo o estado”, adiantou a secretária Josicleide Moura.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate