Frutas para um mercado competitivo

Frutas para um mercado competitivo

O Brasil é o terceiro produtor mundial de frutas frescas e quase toda a produção é destinada ao abastecimento interno. A maioria das frutíferas possui exploração predominantemente em pequenas e médias propriedades, incluindo a agricultura familiar. Esse cenário indica a possibilidade de expansão do mercado de frutas produzidas no País.

Para ajudar o produtor com alternativas de fruteiras melhoradas geneticamente, a Embrapa lançou recentemente oito cultivares de frutas, que já estão no mercado e cujos frutos possuem características importantes tanto para o consumidor quanto para os produtores de frutíferas: duas de pêssego, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS); uma de maracujá, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF); duas de videira, da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS); uma de banana e uma de limão, desenvolvidas na Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA); e uma de cupuaçu, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA).

Os materiais lançados dão ao produtor acesso a cultivares com melhor qualidade de frutos em cultivo sustentável, maior produtividade, resistência a doenças e produção na entressafra, gerando renda e melhor qualidade de vida ao produtor, além de oferecer ao consumidor frutos de melhor qualidade com menor impacto ao meio ambiente.

Embrapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate