Polo Moveleiro vai fortalecer setor produtivo em Maceió

Polo Moveleiro vai fortalecer setor produtivo em Maceió

Um Polo Moveleiro para a capital alagoana começou a ser discutido nesta quinta-feira (23), entre o Governo de Alagoas, a Prefeitura de Maceió, o Sebrae e integrantes do setor produtivo do segmento. A medida tem como objetivo dar continuidade às ações de apoio à atividade, que teve início com a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) Móveis de Maceió e entorno. A instalação do Polo beneficiará, inicialmente, 50 empresários.

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, orientou a prefeitura em relação aos trâmites da operação, e garantiu o apoio do Governo na realização. “Todos os Polos de Alagoas são providenciados pelo Governo junto à Prefeitura, mas após a sua conclusão eles passam a ser integralmente administrados pelo município. Ficamos muito satisfeitos em ver a evolução da movelaria alagoana e faremos o que for possível para ver esse sonho ser concretizado”, declarou.

De acordo com a gestora do APL Móveis de Maceió, Cléa Carvalho, o planejamento de um Polo para o setor nesse momento é uma medida natural, que reflete os bons resultados diagnosticados nos últimos dois anos de articulação entre os empresários da capital.

“Com a promoção do setor através das capacitações técnicas conseguimos reunir um grupo interessado de empresários, que em pouco tempo já conseguiram algumas realizações. Com o Polo nós teríamos mais segurança, e um local apropriado para dar seguimento a esse trabalho que tem sido feito”, explica.

Esse avanço lembrado por Cléa, além das capacitações, aconteceu através da participação do empresariado em feiras conceituadas no meio, entre elas o Salão de Milão, na Itália, onde um grupo esteve em contato com as mais diversificadas formas de design e acabamento de peças. Outro exemplo é da exposição realizada durante o PanDesign, em Maceió; onde dez peças produzidas por empresas do APL foram premiadas.

A gestora conta que a primeira edição da Casa Cor em Alagoas, que acontece em março deste ano, também contará com a demonstração de peças de empresários do APL. “Os organizadores do evento ficaram encantados quando viram o material produzido por eles, isso mostra como o segmento não pode se desvalorizar, e buscar oportunidades de melhorar. O Polo vai ajudar demais nessa mobilização, porque eles poderão ver a seriedade de tudo o que fazemos”, declarou.

A prefeitura de Maceió, o Governo de Alagoas e o Sebrae devem acertar os próximos detalhes em reuniões futuras. Uma área deve ser escolhida para abrigar o complexo, para só então o projeto da iniciativa começar a ser traçado.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate