Sindicatos terão treinamento sobre previdência rural na sede da Farsul

Sindicatos terão treinamento sobre previdência rural na sede da Farsul

Nos dias 23 e 24 de janeiro será realizado um treinamento sobre previdência rural para funcionários dos sindicatos rurais de todo o estado no auditório da Farsul. O curso é resultado de uma parceria entre a Farsul, Senar-RS, INSS e CNA. O objetivo é qualificar os funcionários dos sindicatos rurais sobre a legislação vigente e habilitá-los a operar no sistema do CNIS Rural (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

Através do cadastro é feita a Declaração Anual de Atividade. Ela é o documento que permite ao agricultor comprovar os anos trabalhados para encaminhar seu pedido de aposentadoria.  Entre os objetivos do CNIS estão atender de forma mais eficaz os direitos dos trabalhadores e inibir fraudes e desvios na liberação de benefícios.

O curso é necessário para obter o credenciamento junto ao INSS e estar, portanto, habilitado a prestar o serviço. O assessor técnico da Farsul, Derly Girardi, explica que o treinamento é obrigatório para que o funcionário do sindicato preste um serviço qualificado. “Ele precisa conhecer a legislação previdenciária e o sistema de operação dentro do INSS, porque será um agente de prestação de serviço qualificado ao produtor rural dentro do seu sindicato”, afirma.

O curso será ministrado por técnicos da CNA e da superintendência sul do INSS. O funcionário deverá, ainda, realizar um curso de 12 horas por sistema de Ensino a Distância (EAD). Somente após essas etapas concluídas ele será avaliado e considerado apto para atividade.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate