Cultivo de banana ganha força na cidade de União dos Palmares

Cultivo de banana ganha força na cidade de União dos Palmares

O cultivo de banana já é uma tradição familiar no Vale da Pelada, no município de União dos Palmares. De geração em geração, a cultura vai sendo passada e a renda de centenas de famílias depende basicamente desta produção, que em setembro do ano passado ganhou força com a criação de uma Unidade Demonstrativa de Práticas de Manejo Recomendadas para a Cultura. De lá para cá, mais de 100 agricultores são beneficiados com capacitações técnicas para melhoria da produtividade e qualidade.

A Unidade Demonstrativa de Práticas de Manejo Recomendadas é uma iniciativa do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, em parceria com a Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Emater, prefeituras e Sebrae.

Josué Izidorio aprendeu com o pai a produzir banana, mas é com apoio do APL Fruticultura que está aprimorando a atividade. “Aprendemos a melhorar o manejo e assim temos grandes resultados. Esta capacitação para biofertilizantes vem reforçar uma prática que temos buscado aplicar na atividade aqui no vale, agroecológica em migração para o sistema de orgânicos”, disse Josué, que hoje é presidente da Associação de Produtores do Vale da Pelada.

Josué conta que antes, quando usava agroquímicos tinha uma diminuição de 40% na produtividade, perda de qualidade dos frutos e degradação mais rápida do produto. “Quando deixei de usar produtos químicos, minha produção cresceu, os frutos passaram a ter mais sabor e demoram mais para apodrecer.Aqui cerca de 90% dos agricultores já começaram a trabalhar sem utilizar estes tipos de produtos químicos”, explicou.

Redução de custos

De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, a capacitação desta semana servirá para que os agricultores possam produzir seus próprios fertilizantes, visando a diminuição dos custos de produção.

“Com produtos que são encontrados nas próprias comunidades, os agricultores têm a possibilidade de minimizar seus custos e produzir cada vez mais com eficiência e sustentabilidade. Para fazer o fertilizante que eles aprenderam, por exemplo, eles não gastariam nada. Mas, se eles fossem comprar a mesma quantidade de fertilizante químico, gastariam cerca de R$ 2 mil”, destacou Valdelane.

Na lista dos ingredientes do fertilizante estão leite, mel ou açúcar, cinzas, esterco, água, urina de vaca em lactação e manipueira. Nesta unidade demonstrativa, os produtores já aprenderam também sobre temas como a importância de análise de solo, pragas e outras técnicas de manejo.

Comercialização

Na década de 70, o Vale da Pelada já foi um dos maiores produtores de banana do país. Desde lá, seu Luduvino, que hoje é o maior produtor do Vale, vem trabalhando para aumentar sua produção e adquirir mais conhecimento. Para ele, as aulas, realizadas na unidade demonstrativa, são de grande importância para a melhoria da produção e mais acesso ao mercado.

“Não perco uma aula porque quero sempre aprender mais para ter mais acesso ao mercado. O aluno que só vai uma vez para a escola perde o ano e eu só quero tirar 10. Estas ações têm trazido grandes benefícios, inclusive, na comercialização dos produtos”, disse o agricultor, que colhe entre 6 e 8 toneladas de banana por mês. Cerca de 250 famílias vivem da produção de banana no Vale da Pelada.

Atualmente, eles comercializam cerca de 70% dos produtos em feiras livres e o restante em programas do governo, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Mas, queremos que até o fim de 2014, 50% da produção seja comercializada pelos programas do governo”, completou Josué Izidorio.

Para o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, é só com ações de apoio ao pequeno produtor que irá ocorrer o fomento da agricultura familiar no Estado.

“O governo já provou que tem como uma das prioridades o apoio ao homem do campo e o fortalecimento da agricultura familiar. Só com a criação e o fortalecimento de políticas públicas é que conseguimos desenvolver as cadeias produtivas locais e oferecer mais dignidade e qualidade de vida aos produtores alagoanos. Estas unidades demonstrativas são fruto de boas parcerias”, destacou o secretário.

Atualmente, o APL Fruticultura no Vale do Mundaú possui dez Unidades Demonstrativas, sendo cinco de laranja lima e cinco de banana, distribuídas em União dos Palmares, Branquinha, São Jose da Laje, Ibateguara e Santana do Mundaú.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate