Prefeitura e PNUD assinam memorando de cooperação técnica

Prefeitura e PNUD assinam memorando de cooperação técnica

Maceió deu mais um grande passo para progredir na melhoria da educação. Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu a assinatura oficial do memorando de entendimento entre a Prefeitura de Maceió e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Organização das Nações Unidas (ONU). A cooperação técnica é efetivada através da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o respaldo efetivo do Ministério da Educação (MEC).

Os trabalhos serão aplicados na melhoria dos indicativos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto-piloto, que recebeu o nome de “Viva Escola”, atenderá 27 unidades de ensino. nas escolas, os esforços se concentrarão na implantação de padrões básicos de funcionamento nas áreas de gestão pedagógica, infraestrutura, gestão de pessoas e gerenciamento de processos.

Não podemos nos omitir. Por mais difícil que seja a situação na educação, temos que enfrentar e para isso precisamos de parceiros. Nada melhor do que trazer o PNUD com toda a sua expertise de volta a Maceió. Tenho ampla convicção de que vamos obter os melhores resultados”, disse Rui Palmeira.

O prefeito lembrou que a educação é uma das prioridades da gestão municipal. “Nossa primeira medida quando assumimos a Prefeitura foi a busca por apoio. E foi isso que fizemos, junto com a professora Ana Dayse, procuramos o MEC e demonstramos nosso interesse em retomar a parceria que, em anos anteriores, havia sido suspensa em Maceió”, afirmou.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, também participou da solenidade. “Através de parcerias como esta, com instituições como o PNUD, que a educação vai seguir pelo caminho do desenvolvimento. Certamente, iremos elevar a educação do município a patamares satisfatórios”, pontuou Marcelo.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Resende Dórea, destacou o esforço interinstitucional para a efetiva melhoria da educação. Diante de um auditório repleto de professores, diretores e técnicos da educação municipal, a gestora agradeceu, mas também convocou todos. “Vamos continuar unindo forças na construção de um modelo arrojado de educação. Renasce a esperança na educação em Maceió”, frisou.

Em sua fala, Ana Dayse traçou um retrospecto da educação nesse primeiro ano e apontou uma série de avanços e previu: “Nós vamos conseguir, a médio e longo prazo, um ensino diferenciado no município de Maceió”.

“A construção de um mundo melhor passa por uma melhoria na educação, na melhor formação, mas a chave do sucesso é o compromisso pessoal e institucional para continuar essa construção aqui na bela cidade de Maceió. A Prefeitura está bastante envolvida. Esse compromisso é fundamental”, comentou Jorge Chediek, representante residente do PUND no Brasil e coordenador residente da ONU no Brasil.

A professora Roxana Araújo assinou o memorando representando os diretores de escolas municipais de Maceió. “A gente recebe essa novidade com extrema satisfação. Nossa escola precisa e está motivada e entusiasmada para melhorar nossos indicativos. Juntos, conseguiremos transformar a realidade de nossa escola”, prevê a educadora, que é diretora da Escola Municipal Petrônio Viana, no Conjunto Carminha

O Ministério da Educação foi representado por Luis Eduardo Rodrigues Alves, da Secretaria Executiva do MEC. “Garantir ações de acesso à permanência e melhoria da qualidade da educação básica é fundamental. Que Maceió se torne um exemplo para outras cidades do País”, afirmou Alves.

A manhã contou ainda com a apresentação do coro da Escola Municipal Higino Belo, formado por alunos e funcionários da unidade.

Unidades atendidas pelo  Viva Escola

As 27 escolas atendidas pelo Viva Escola são: Maria José Carrascosa, Doutor Orlando Araújo, Professor Antídio Vieira, Nosso Lar I, Pio X, Silvestre Péricles, Walter Pitombo Laranjeiras, Radialista Edécio Lopes, Padre Brandão Lima, Luis Pedro da Silva, Arnon de Mello, Balthazar de Mendonça, Eulina Alencar, Kátia Pimentel Assunção, Lenilto Alves dos Santos, Marizete Correia Nunes, Pompeu Sarmento, Professor Petrônio Viana, Elizabeth Anne Lyra, Santo Antônio, Selma Bandeira, Jaime Amorim Miranda, José Haroldo da Costa, Manoel Pedro dos Santos, Zumbi dos Palmares, Padre Pinho e Marechal Floriano Peixoto.

 Secom Maceieó

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate