Vacinação contra aftosa conquista 95% de cobertura em Alagoas

Vacinação contra aftosa conquista 95% de cobertura em Alagoas

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) anunciou que, na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, foi registrada uma cobertura vacinal de 95% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) do Estado.

“Conquistamos mais um índice de vacinação expressivo e um dos melhores do país. Superamos, mais uma vez, o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura. O criador alagoano está de parabéns por ter atendido ao nosso chamado e ter vacinado o rebanho contra a febre aftosa”, declarou o presidente da Adeal, Marcelo Lima, lembrando que o criador teve até o dia 16 de dezembro para fazer a declaração da vacinação nos escritórios da Adeal.

Na primeira etapa da campanha de vacinação, realizada em julho passado, a cobertura vacinal foi de 96%. A segunda etapa da campanha foi realizada no período de 1º a 30 de novembro de 2013, sendo a primeira do Estado após a conquista do status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação.

De acordo com dados do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidagro) da Adeal, receberam a dose antiaftosa em Alagoas 1.151,710 bovídeos de um rebanho total de 1.216,004 animais existentes no Estado. A exemplo de edições anteriores, 100% dos bubalinos existentes de Alagoas receberam a dose antiaftosa.

Entre as três Unidades Regionais de Sanidade Animal e Vegetal (URSAV), a de União dos Palmares foi a que obteve a maior cobertura vacinal com um índice de 97,84%. A URSAV de Arapiraca registrou uma cobertura de 93,90% e a de Santana do Ipanema de 93,32%.

De acordo com a Adeal, em todos os municípios alagoanos, a cobertura vacinal ultrapassou o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que é de 80%.

O presidente da Adeal ressaltou ainda o empenho de todos os funcionários do órgão de defesa de Alagoas que contribuíram para o sucesso de mais essa etapa de vacinação contra a febre aftosa, além da parceria das prefeituras municipais, Governo do Estado; Secretaria de Estado da Agricultura; Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), ACA e Federação da Agricultura de Alagoas.

”Sem a união de todos, não teríamos obtido mais um índice de vacinação tão expressivo em Alagoas. O empenho do governador Teotonio Vilela Filho e do vice-governador José Thomaz Nonô neste processo foi de fundamental importância. Estamos na zona livre, mas a luta contra a aftosa não pode parar. Não podemos deixar de vacinar nossos animais”, finalizou Marcelo Lima.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate