Imbróglio político atrasa rateio do Fundeb, Orçamento e realinhamento na PM

Imbróglio político atrasa rateio do Fundeb, Orçamento e realinhamento na PM

Uma manobra legal depois da outra e a votação do Orçamento, do rateio do Fundeb e de várias outros projetos de lei importante – a exemplo do realinhamento dos militares – vêm sendo literalmente empurrado com a barriga.

O jogo é político. É tanta política que lideranças dos militares foram acusados de manobras “escusas” na sessão desta terça-feira, 14.

Até deputados da oposição contestaram as manobras como registrou o Gazetaweb: “Para o deputado Isnaldo Bulhões, tal postura é considerada lamentável, já que, segundo ele, um entendimento já havia sido firmado com representantes da PM e CB”.

Outros deputados, caso de Fernando Toledo (PSD) e Flávia Cavalcante (PMDB) também criticaram a postura dos líderes militares, mesmo assim o deputado João Henrique Caldas – numa manobra regimental – pediu vistas adiando a votação por mais uma sessão.

Agora a votação do Orçamento deve acontecer na sessão desta quinta-feira, 16, impreterivelmente. “Os professores e militares ficam com raiva da gente, mas infelizmente foi uma manobra regimental de JHC. No entanto, já não existem margem para manobras e o Orçamento será votado nesta quinta-feira. Em seguida vamos votar o rateio do Fundeb”, adianta o deputado Ronaldo Medeiros (PT).

Pura perfumaria

Toda confusão e atraso na votação dos projetos na Assembleia Legislativa decorrem apenas do jogo político. Quando fecharam o acordo os líderes militares sabiam que o  realinhamento  ou qualquer outro aumento de despesa só poderiam ser  votados após a aprovação do Orçamento, por uma questão legal.

Com a virada do ano, novos contratos, licitações ou projetos de lei que aumentem despesas só pode ser encaminhados após a aprovação do Orçamento.

O governo propôs fazer a suplementação logo após a votação da LOA. Os militares alegaram desconfiança e passaram a pressionar para que as emendas fossem votadas já na apreciação do Orçamento.

Como decorrência dessa pressão o Orçamento está sendo emendado as pressas, com a retirada de dotação de várias secretarias para atender ao realinhamento dos militares.

O risco que se corre, neste caso, é que a emenda fique pior do que o soneto. As emendas feitas agora, no “calor das emoções” podem fazer falta mais a frente para áreas essenciais do governo.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes, está segundo assessores, “mergulhado” desde ontem com sua equipe no Orçamento, tentando apontar de onde podem ser feitos os remanejamentos, por determinação do governador.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate