Asplana reúne fornecedores para discutir crise no setor canavieiro

Asplana reúne fornecedores para discutir crise no setor canavieiro

A Asplana realiza reunião nesta segunda-feira, 13, com fornecedores de cana e líderes do setor rural para avaliar o tamanho da crise que atinge o setor canavieiro em Alagoas. O objetivo, adianta Lourenço Lopes, presidente da Associação dos Plantadores de Cana, é buscar ideias que ajudem a amenizar as dificuldades enfrentadas pelo setor sucroenergético.

A reunião acontece na sede da Asplana, em Jaraguá, a partir das 10h. “Vamos levar as sugestões dos produtores alagoanos para uma reunião na Sudene. Nossa meta é que o governo federal adote um plano de recuperação do setor no Nordeste, que passe não só pela subvenção, mas também por linhas de financiamento que viabilizem a irrigação dos canaviais”,adianta Lopes.

As sugestões e discussões que serão abordadas sobre a saída para a crise servirão de base para uma nova reunião, que acontece ainda esta semana, com a União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida). “Iremos ouvir dos fornecedores que propostas eles têm para a salvação do setor. O que nós queremos é que essa crise desapareça, e não podemos tolerar essa dificuldade de preço baixo e custo alto”, disse Lourenço Lopes.

A partir desses encontros, os produtores vão levar suas sugestões para um grupo de trabalho da Sudene, criado pelo Ministério da Integração: “Até o meio do ano essas sugestões serão transformadas num plano do governo federal para recuperação do setor canavieiro do Nordeste”, adianta Lopes.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate