Estado elabora plano de supressão para praga encontrada em plantações no Agreste alagoano

Estado elabora plano de supressão para praga encontrada em plantações no Agreste alagoano

Equipes do Governo de Alagoas, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentaram, na última terça-feira (7), em Arapiraca, informações técnicas e um plano de supressão da praga Helicoverpa armigera a produtores do Agreste alagoano. A praga vem prejudicando as atividades de diversos agricultores da região. Os produtores que participaram da reunião estão inseridos no Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste.

De acordo com o gestor do APL, Humberto Santanna, a praga foi encontrada em cultivos irrigados em quatro culturas, como feijão, quiabo, amendoim e pimentão. “Por conta de sua rápida proliferação, acredita-se que ela já esteja em outras culturas no Estado”, afirmou Santanna.

Em maio, será realizado no município de Arapiraca um seminário que pretende reunir produtores, técnicos e especialistas para debaterem os efeitos da praga, além de apresentar formas de combate e prevenção.

“Também serão apresentadas ações mais específicas de monitoramento e controle biológico e físico da praga. Além das medidas a serem executadas do plano de supressão, como ações de manejo de pragas utilizando inimigos naturais, agrotóxicos e variedades resistentes”, completa o gestor.

O APL Horticultura no Agreste faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae Alagoas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate