Alunos de escolas públicas estaduais representarão Alagoas em feira nacional

Alunos de escolas públicas estaduais representarão Alagoas em feira nacional

Seis trabalhos de alunos de escolas públicas estaduais foram selecionados para representar Alagoas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em março de 2014, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo. Além das unidades da rede estadual, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também teve pesquisas escolhidas para exposição no evento. Uma das mais importantes exposições científicas do país, a feira tem como objetivo estimular e descobrir jovens cientistas nas escolas de educação básica brasileiras envolvidos em projetos nas áreas de ciência e engenharia.

Das pesquisas selecionadas na rede de ensino público estadual, cinco foram desenvolvidas por alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa e uma pela Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios.

Esta não é a primeira vez que trabalhos científicos de alunos de escolas públicas de Alagoas participam da Febrace. Desde 2011, as unidades da rede estadual expõem seus projetos na feira, com premiação em duas ocasiões. Em 2011, trabalho sobre “A utilização do Alecrim como ovicida e larvicida de mosquitos” – orientado pela professora de Química Nadja Alves e desenvolvido pelos alunos Jamisson dos Santos Melo (Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca) e Edjames Alves Santos e Rafael Lima Simplício Santos (Escola Nossa Senhora da Conceição) – foi premiado na categoria Eficiência e Metodologia.

Na edição 2012, projeto da mesma educadora com o aluno Johnny Gomes Pereira, da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, sobre a obtenção do óleo de coco através do meio alternativo e de baixo custo conquistou o terceiro lugar na categoria “Diário de Bordo”.

Reconhecimento

Para André Fidelix, diretor da Escola Estadual Humberto Mendes, a seleção de estudo sobre albinismo representa um importante reconhecimento para a escola. “A Febrace é uma vitrine para jovens cientistas de todo o país e ter nossos alunos envolvidos em um evento como este trará um crescimento pedagógico que beneficiará toda a comunidade escolar”, afirma o professor.

A professora Nadja Alves, responsável pela coordenação de três das pesquisas, também aponta os benefícios da participação de estudantes da rede pública na feira. “É um enriquecimento em todos os sentidos, pois eles desenvolvem várias habilidades, o que inclui a melhoria da sua capacidade de se expressar e da redação, já que devem redigir relatórios que seguem os critérios exigidos pela metodologia científica”, concluiu a educadora.

Leia a seguir a relação das pesquisas selecionadas nas escolas públicas do Estado de Alagoas, bem como os nomes dos autores dos trabalhos, seus orientadores e as instituições de ensino a que estão vinculados:
1) “Albinismo: Uma Igualdade Oculta” – Escola Estadual Humberto Mendes, Palmeira dos Índios – Trabalho desenvolvido por Mercielly Jamilly, Pedro Alécio de Oliveira, Mayara Sampaio da Silva e Georgea Silva; Emery Costa (Orientador), Maria Édila Marques Canuto Barbosa (Coorientadora);
2) “Avaliação da Eficácia dos Extratos à Base Syzygium Aromaticum e Citrus Limon para Controlar Moscas Domésticas” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Bruno de Goes Silva e Francisco Henrique Correia de Oliveira; Nadja Maria Alves de Souza (Orientadora) e Edjames Aves Santos (Coorientador);
3) “Avaliação do Potencial Antifúngico do Orégano (Origanum Vulgare), Alho (Allium Sativum) e Cebolinha (Allium Fistulosum) – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Alexandro Lourenço Santos, José Jéfesson Costa da Silva, Manoel Gomes da Silva (Orientador) e Luciana Temer Lima (Coorientadora);
4) “Os Efeitos dos Extratos de Plantas com Atividades Inseticida no Controle do Mosquito Aedes Aegypti – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por José Paulo Roberto dos Santos, Nadja Maria Alves de Souza (Orientadora), Carlos André Lima Silva (Coorientador);
5) “O Pseudofruto do Anacardium Occidentale como Base para Ração de Aves” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Deivid Santos de Almeida, Israel Candido dos Santos, Luciana Temer Lima (Orientadora) e Manoel Gomes da Silva (Coorientador);
6) “O Tratamento de Águas Turvas em Pequenas Comunidades com a Semente da Moringa Oleifera Lam” – Trabalho desenvolvido por Johnny Pereira Gomes, Nadja Maria Alves de Souza (Orientadora) e Luciana Temer Lima (Coorientadora).

Agência de Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate