Teotonio Vilela Filho apresenta balanço de sete anos de Governo

Teotonio Vilela Filho apresenta balanço de sete anos de Governo

Em um café da manhã com a imprensa alagoana, o governador Teotonio Vilela Filho fez, nesta segunda-feira (6), um balanço de seus sete anos de Governo. Durante o evento, que aconteceu no Museu Palácio Floriano Peixoto, o chefe do Executivo apresentou as principais ações realizadas em todas as áreas e os avanços alcançados pelo Estado.

“Quero fazer uma prestação de contas do que já fizemos e do que vamos entregar em 2014. Tem uma verdadeira mudança, uma revolução, acontecendo em Alagoas e alguns desavisados ainda não perceberam. Resgatamos nossa credibilidade e ganhamos musculatura para tirar o Estado da inércia e coloca-lo da trilha do desenvolvimento”, disse.

Teotonio Vilela ressaltou os investimentos em infraestrutura, num total de R$ 5 bilhões até agora. Os recursos estão sendo empregados na edificação de 50 mil casas, na construção e recuperação de mais de mil quilômetros de estradas, na ampliação do saneamento básico – que em Maceió ficará em torno de 60% –, e na construção de acessos nos municípios, entre outros.

Ele também falou sobre o Canal do Sertão. “O Canal é o segundo maior rio de Alagoas. Já entregamos 65 quilômetros e até o final de 2014 faremos 135. Quando assumi, ele tinha um palmo de extensão. O Canal está mudando paradigmas para o sertanejo, levando água para consumo, para plantar, para criar peixes. É água para o desenvolvimento”, expôs Vilela, que lembrou ainda das adutoras construídas pelo Governo.

Saúde

Na área de saúde, Teotonio Vilela destacou a reestruturação do Hospital Geral do Estado (HGE), com a criação de 150 leitos e a inauguração da nova ala, que adicionou mais 100 leitos à unidade. “Estamos há oito dias sem macas nos corredores. Estamos trabalhando para que fique assim sempre”, afirmou. “Além disso, ele está de portas abertas 24 horas por dia. Todos que chegam são atendidos. Antes, as portas eram fechadas com cadeado”.

“Também criamos 200 leitos de retaguarda, estamos investindo nos hospitais do interior. O Estado manda recursos para todos os municípios e é por isso que Alagoas tem 86% de cobertura no PSF, uma das maiores do País”, disse, acrescentando a construção de mais de 30 bases do Samu, de Unidades de Pronto Atendimento e a ampliação da Unidade de Emergência do Agreste.

O governador falou ainda das ações a serem realizadas em 2014, como novas edições dos mutirões de saúde nos bairros e a construção do Hospital Metropolitano, cujas obras devem começar ainda este mês. “É o maior investimento que um Governo já fez na área. E não podemos esquecer aqueda da mortalidade infantil. Alagoas foi o Estado que mais reduziu a taxa em 2012”.
Segurança e Educação

“Em 2007, Alagoas já era o Estado com o maior índice de homicídios do Brasil, numa curva ascendente que está sendo muito difícil de mudar. Mas contamos com o apoio do Governo Federal e de outros órgãos e vamos ganhar essa batalha. Estamos colocando R$ 160 milhões na Segurança”, expôs Teotonio Vilela Filho.

O chefe do Executivo lembrou a construção de novos presídios, bases de segurança comunitária, delegacias e dos novos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Central (IML), além da compra de equipamentos, do videomonitoramento e da convocação de mil policiais da reserva técnica e de mais mil aprovados no último concurso.

Quanto à educação, o governador fez o balanço dos resultados positivos alcançados. Ele lembrou a construção de 60 escolas e 28 quadras esportivas, a entrega de tablets para professores e a interligação das unidades escolares na internet. “Reduzimos o analfabetismo de 25% para 23% e melhoramos a evasão escolar, mas ainda precisamos melhorar o desempenho dos nossos alunos”.
Agricultura e desenvolvimento

Teotonio Vilela destacou ainda os investimentos na área da agricultura, com a liberação das fronteiras de Alagoas com relação à febre aftosa. “Acabamos com um estigma que nos excluía do mercado. Foram anos de campanha de vacinação e parceria com os produtores para que vencêssemos essa batalha. Agora nosso gado pode circular por todo o País”.

Além disso, outro avanço foi a recriação da Emater. “Trabalhamos junto com cada produtor, que hoje tem técnicos auxiliando no plantio, na colheita, tanto que Alagoas foi o Estado que, proporcionalmente, menos reduziu seu rebanho devido à seca”, disse, acrescentando o reerguimento da Bacia Leiteira e o sucesso do Programa do Leite.

O chefe do Executivo lembrou ainda o desenvolvimento do Estado com a chegada de novas empresas. Segundo eles, são 90 grandes empreendimentos, com a geração de 100 mil empregos. “Quebramos paradigmas de que Alagoas dependia unicamente do setor sucroalcooleiro. Ele continua importante, mas não é mais único. Alagoas mudou. Nosso projeto é de Estado e não de Governo”.

O café da manhã com a imprensa foi acompanhado ainda por parte do secretariado estadual.


Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate