Tigre-ADS terá nova fábrica no Nordeste no começo de 2014

Tigre-ADS terá nova fábrica no Nordeste no  começo de 2014

A Tigre – ADS, joint – venture da brasileira Tigre com a americana ADS (Advanced Drainage Systems Inc.), vai inaugurar no inicio deste ano sua segunda fábrica no Brasil. A nova planta será em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió (AL). O objetivo é abastecer mercados do Norte e Nordeste do país. “Observamos uma carência de produtos na região”, disse José Cattani, diretor – geral da Tigre – ADS. A empresa já possui desde 2011uma fábrica em Rio Claro (SP).

A companhia, que produz tubos de grande diâmetro para obra de infraestrutura, que podem ser aplicados, por exemplo, em drenagem e saneamento, possui operações em outros países da América Latina, mas vê o Brasil como um grande mercado.

“Nosso tubos podem ser aplicados, por exemplo, em diversas obras do setor de transportes, como de aeroportos, terminais rodoviários, portos, ferrovias, entre outros. O Brasil está passando por grandes obras de infraestrutura puxadas pela Copa do Mundo e as Olimpíadas. Há um mar de oportunidades”, explicou o executivo que espera um crescimento de 20% no ano que vem.

Desde a inauguração da fábrica em 2011, a empresa já firmou contrato em obras importantes, como o Sambódromo do Rio, a prefeitura de São Paulo e alguns estádios e estruturas que estão sendo construídos para a Copa e as Olimpíadas. “o Sistema de drenagem pluvial é o carro chefe e representa cerca de 70% dos novos negócios”, disse Cattani.

Empresa Firma contrato com consórcio de Viracopos

O mais novo contrato foi firmado com o Consórcio Construtor Viracopos (CCV), responsável pela ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP). A Tigre – ADS vai fornecer a tubulação profunda que compõe o sistema de drenagem pluvial da obra. Uma das metas é reduzir ao máximo o tempo de conclusão do projeto, para que o aeroporto seja inaugurado em maio de 2014. Por isso o CCV optou pelos tubos flexíveis de polietileno, que diminuem em até 50% o tempo de instalação em comparação a outras tecnologias. Esse é o primeiro aeroporto no portfólio de clientes da Tigre – ADS. O investimento neste projeto foi da ordem de R$ 1,9 milhão.

A principal função do sistema instalado em Viracopos é captar a água da chuva e direcioná-la às galerias celulares que realizam o deságue no corpo receptor final. A tubulação da Tigre – ADS estão sendo instaladas nas pistas de taxiamento e pátios de aeronaves e cerca de 50% da obra já está concluída.

Números

R$ 3,1 bi

Faturamento do Grupo Tigre, quem tem a Tigre – ADS como um dos braços, em 2012. A Tigre – ADS espera crescer 20% no Brasil em 2014.

A drenagem pluvial nas pistas e pátios é fundamental para que a água não se acumule na superfície do pavimento, o que colocaria em risco a operação do aeroporto. Mas Cattani não afasta a ampliação do contrato para outras áreas, como o estacionamento de carros.

“Nosso grande diferencial é a inovação no tipo de produto, que é a mais leve e de fácil instalação. Nossos tubos corrugados tem sistema de conexão com análise de vedação, dispensando outro material para acabamento e não permite que haja vazamento”, explicou ele.

Fora do país, os tubos fabricados pela ADS já estão em aeroportos dos EUA, como Atlanta Hartsfield, Syracuse, Salt Lake City, Niagra Falls, entre outros. Em 2012, o Grupo Tigre faturou 3,1 bilhões.

Drenagem Esportivas está nos planos

Além da nova planta, a Tigre – ADS faz estudos para trazer para o Brasil a fabricação de tubos que podem ser aplicado sem projetos de drenagem de campos de futebol e golfe.

“Ainda estamos analisando o mercado nacional para saber se vale a pena Por enquanto a soluções que já são fabricadas pela ADS nos Estados Unidos podem ser trazidas pra cá “, adiantou José Cattani, diretor Geral da empresa.

Segundo os dados da Confederação Brasileira de Golfe, atualmente há120 campos no país e o número de praticantes do esporte só cresce. Em 2000, eram apenas sete mil praticantes e hoje já passa dos 25 mil.

A Tigre – ADS produz e comercializa tubos corrugados de polietileno de alta densidade (PEAD) para infraestrutura, mineração, irrigação, aterros sanitários e drenagem esportiva. Além do Brasil, empresa atua na América do Sul com fábricas no Chile, Argentina e Colômbia e conta com 175 funcionários. Uma nova planta será também inaugurada no Peru.

“Queremos ampliar nossa atuação na Colômbia e no Peru, pois também vemos potencial de crescimento nesses países”, disse Cattani.

(texto do site da Tigre-ADS)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate