Empresários são orientados sobre colocação de contêineres em via pública

Empresários são orientados sobre colocação de contêineres em via pública

Após deflagrar operações de fiscalização em canteiros de obras com o objetivo de verificar a situação de contêineres e caixas estacionárias, representantes da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) se reuniram, na manhã desta segunda-feira (30), com proprietários de empresas de limpeza e coleta de resíduos.

A reunião, a segunda realizada no ano, foi convocada em função da alta recorrência nos flagrantes de irregularidades, como a falta de recolhimento de material, manutenção dos contêineres e a devida sinalização com identificação, numeração e adesivo refletor de segurança.

No caso das operações, foram as construtoras que receberam as notificações e devidas autuações. Contudo, Slum e Sempma ressaltam que as empresas que fornecem as caixas estacionárias também devem se adaptar às normas exigidas pelo Código de Limpeza Urbana de Maceió.

“Eles precisam começar a identificar, principalmente, as caçambas que permanecem em via pública. A partir de janeiro, começaremos com a fiscalização sobre o conteúdo das caçambas, que só podem ficar cheias por 72 horas, sem ultrapassar o limite de armazenamento”, explicou Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum.

A Sempma alerta também que as caixas estacionárias provocam impacto visual negativo e risco de contaminação. “O material que excede das caixas pode entupir as galerias, provocar alagamento, contaminar as linhas d’água e carrear material para as praias”, aponta José Soares, coordenador de fiscalização do órgão.

Os próprios empresários reconheceram que as ações recentes realizadas pelas duas secretarias já começaram a surtir efeito positivo na disposição e recolhimento dos resíduos.

Na última semana, uma operação de fiscalização notificou e autuou duas obras no bairro da Ponta Verde. As empresas terão o mês de janeiro para regularizar a situação e, a partir de fevereiro, as fiscalizações voltarão a ocorrer.

Ascom Maceió

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate