Ministério da Saúde destaca desempenho positivo da Ouvidoria SUS Maceió

O Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges) do Ministério da Saúde (MS), criado há dez anos, considerou o desempenho da Ouvidoria da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) de Maceió como “muito bom”, uma vez que 75% das demandas enviadas foram resolvidas. O quesito que deu esse conceito positivo à Ouvidoria SMS foi o poder de resolutividade.

Das 567 demandas enviadas à Ouvidora da SMS este ano pelo Doges, por meio do Sistema Ouvidor SUS, 427 foram resolvidas e 140 estão pendentes no Sistema. “Estamos muito satisfeitos com esse retorno positivo. O Doges possibilitou a descentralização da Ouvidoria através dos municípios e nós trabalhamos muito para atender as demandas. Estamos recebendo o reconhecimento, e isso é muito importante para toda equipe” , ressaltou a ouvidora geral da SMS, Josiene Moreira da Silva Barbosa.

O Doges foi criado em 2003 por meio do Decreto nº 4.726, de 09 de junho daquele ano, compõe a estrutura do Ministério da Saúde como parte integrante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP). Cabe ao Departamento estimular e apoiar a criação de estruturas descentralizadas de ouvidoria em saúde, com o intuito de contribuir para esse processo.

Em parceria com o Departamento de Informática do Ministério da Saúde – DATASUS/MS, o Doges criou o Sistema Informatizado Ouvidor SUS regulamentado por Portaria, em maio de 2007.  ”O trabalho da Ouvidoria do SUS de Maceió tem contribuído muito com a efetivação da participação do cidadão na gestão do SUS, uma vez que os dados recebidos na Ouvidoria do SUS, além de atender demandas individuais, auxiliam o Gestor a reformular políticas públicas”, conclui a ouvidora geral Josiene Barbosa.

Ascom Maceió

Descrição do autor

Bccom Comunicação

Ainda não há comentários.

Participe da conversa