Publicação traz dados atualizados da socioeconomia alagoana

Publicação traz dados atualizados da socioeconomia alagoana

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) lançou, nesta sexta-feira (27), a mais nova edição do folder Alagoas em Números. A publicação foi desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria com o intuito de simplificar os principais dados socioeconômicos do Estado, atualizados durante o ano de 2013.

“A publicação tem o intuito de disseminar dados que possam servir para diversos públicos. A proposta é possibilitar um acesso de maneira prática, rápida e objetiva aos dados”, declarou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes.

O folder esclarece dados como indicadores demográficos; populacionais; sobre o mercado de trabalho; e questões políticas de Alagoas, como número de eleitores e candidatos dos últimos quatro anos. Dados do Produto Interno Bruto (PIB) e da produção agropecuária do estado também estão disponibilizados.

No item população e mercado de trabalho, por exemplo, a publicação atesta o crescimento populacional de Alagoas, hoje com mais de três milhões de habitantes e o número de admissões e desligamentos do mercado formal nos últimos dois anos. Já em indústria e comércio exterior, são exibidas informações sobre a produção de açúcar e etanol, além de dados sobre as exportações realizadas e índices do turismo no Estado.

Enquanto nas áreas de saúde e educação, o folder traz o número de centros hospitalares, de leitos de internações e o índice de desenvolvimento de educação básica e superior. Em telecomunicações e transportes, são abordados os dados sobre telefonia e transporte aéreo, rodoviário e urbano. Por fim, em urbanismo e finanças públicas, o documento revela informações sobre o consumo de energia elétrica e a receita tributária da União.

De acordo com o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, no início de 2014, a publicação será impressa e entregue em diversos órgãos do poder público, instituições de ensino e para o setor empresarial alagoano. “O material já está disponível no Portal Alagoas em Dados e Informações, e pode ser analisado por todos os possíveis interessados, entre eles, investidores, pesquisadores, profissionais da área de educação e gestores públicos”, comentou Thiago.

Assessoria

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate