Prefeitura de Maceió intensifica ações para ”virada”

Prefeitura de Maceió intensifica ações para ”virada”

A Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) intensificará a fiscalização ao uso de espaços públicos durante as festas de Ano Novo, em Maceió. Neste ano, cerca 150 fiscais estarão espalhados pela cidade para garantir o direito de ir e vir da população.

De acordo com o superintendente-adjunto da SMCCU, Alfredo Gazzaneo, não será permitida a privatização do solo urbano com a instalação de estruturas que diminuam ou restrinjam o livre acesso do cidadão à orla marítima.

“É proibida a colocação de mesas, tendas, toldos, barracas ou palcos na areia da praia. Porém, as famílias poderão levar suas cadeiras para desfrutar dos festejos de Ano Novo. O que não pode é cobrar pela utilização delas, tornando isso um comércio”, orientou.

No caso dos ambulantes, a determinação é para que eles recolham seus carrinhos e equipamentos instalados na região da praia até as 16h do dia 31. Após esse período, eles só poderão vender em caixas de isopor e em espaços no entorno da Praça Gogó da Ema, na Ponta Verde, onde a SMCCU realizará um ordenamento de vendedores. Continua proibida a venda de bebidas em garrafas de vidro e churrasquinhos em espetos de madeira.

“Teremos cerca de 100 fiscais nas orlas de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Os trabalhos de orientação e fiscalização começam a partir das 6h da manhã e se estendem durante as festividades do ano novo”, afirmou o superintendente-adjunto.

Ainda de acordo com Gazzaneo, os fiscais também estarão atuando nos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho, Clima Bom e Ipioca, onde acontecerão outros eventos. “Reforçaremos a fiscalização com quatro equipes que farão rondas por diversos pontos da cidade. Dessa forma, podemos descentralizar os trabalhos para coibir mais irregularidades”.

Além dos ambulantes, a fiscalização também estará atenta aos barraqueiros da orla. Segundo a SMCCU, somente é permitido o fechamento para a realização de eventos até os limites da área da barraca. Os proprietários só podem instalar tapumes, faixas ou outros materiais até um metro e meio de altura e com autorização do órgão municipal.

Gazzaneo alerta que a fiscalização será ainda mais rigorosa este ano para evitar que as irregularidades prejudiquem a população. “Vamos trabalhar para manter a ordem e um convívio urbano cada vez mais harmônico”, concluiu.

Samuel Ferreira – Ascom SMCCU

Pontos de interdição – RevéillonA Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) divulgou, nessa quinta-feira (26), os pontos de interdição para a festa da virada de ano em Maceió. Além da tradicional queima de fogos na orla da Ponta Verde, a festa promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Ação de Cultura, acontecerá nos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho, e no Conjunto Osman Loureiro. Em Ipioca, o trânsito da festa da virada ficará a cargo do Batalhão de Polícia de Trânsito.

De acordo com o órgão foram levantados seis pontos críticos onde há um maior fluxo de veículos na região da orla. São eles: as Avenidas Sílvio Carlos Viana com a Rua Hígia Vasconcelos (cruzamento da Imobiliária Márcio Raposo); Álvaro Otacílio com a Rua Engenheiro Mário de Gusmão; Álvaro Otacílio com a Rua Durval Guimarães; Rua Lourenço Moreira da Silva com a Sandoval Arroxelas; Rua Pompeu Sarmento com a Sandoval Arroxelas e a Álvaro Calheiros com a Álvaro Otacílio.

“Estes locais serão de inteira responsabiidade da SMTT e os agentes estarão realizando rondas em todos os pontos de interdição onde serão colocadas barreiras físicas, além de pessoas contratadas pela Prefeitura para orientar os condutores”, afirmou o diretor de Operações de Trânsito, Carlos Calheiro (confira abaixo os outros pontos de interdição com barreiras).

Ainda, de acordo com o diretor, o efetivo nos outros locais da queima de fogos na cidade será menor, visto que o fluxo de veículos acontece somente nas proximidades do evento. “Estaremos com uma viatura para impedir que veículos prejudiquem a boa fluidez na localidade ou transite de forma perigosa”, acrescentou Calheiro.

Todas as interdições serão iniciadas a partir das 16h30 e se estenderão até o término do evento. Para o dia 31 de dezembro, a SMTT, em parceria com as empresas de ônibus, também reforçou o número de viagens para a orla até às 23h. As chamadas linhas “corujões” também serão reforçadas com mais um veículo em viagens intercaladas, estendendo os itinerários de todas as linhas até as proximidades do local do evento.

Os “corujões” que terão as linhas reforçadas são: Eustáquio Gomes/Trapiche (via B.Bentes); B. Bentes/P. Verde (via Eustáquio Gomes); Village II/Centro; Joaquim Leão/Ponta Verde; Fernão Velho/Ponta Verde; Ipioca/Trapiche; Jardim Vaticano/Pontal; Cruz das Almas/Feitosa/São Jorge/Sanatório.

Pontos de interdição na orla:

Rua Francisco Laranjeira com a Rua Desportista Humberto Guimarães;

Rua Hígia Vasconcelos com a Rua Gen. Dr. João Saleiro Pitão;

Rua Hígia Vasconcelos com a Rua Rubens Canuto;

Rua Cláudio Ramos com a Avenida Dr. José Sampaio Luz;

Av. Sandoval Arroxelas (retorno antes da praia);

Rua Dr. Noel Nuteles com a Rua Sen. Rui Palmeira;

Av. Álvaro Oacílio com a Rua Hélio Pradini (Restaurante Família Juliano);

Rua Dep. José Lages com a Rua Dr. Noel Nuteles;

Av. Álvaro Otacílio com a Rua Dep. José Lages;

Av. Ávaro Otacílio com a Rua Abdon Arroxelas;

A. Álvaro Otacílio com a Rua São Francisco de Assis;

Rua Hamilton de Barros Soltinho com a Rua Noel Nuteles;

Av. Jatiúca com a Rua Dr. Noel Nuteles;

Av. Jatiúca com a Av. Álvaro Otacílio;

Av. Amélia Rosa com a Av. Álvaro Otacílio (retorno antes da praia);

Rua Empresário Carlos Silva Nogueira com a Av. Álvaro de Otacílio.

 

Assessoria

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate