Maragogi aposta no Turismo de Aventura

Maragogi aposta no Turismo de Aventura

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae/AL e o APL Costa dos Corais, está desenvolvendo uma nova proposta turística para Maragogi: é a “Trilha do Visgueiro”, localizada no assentamento Água Fria, área rural do município. Caracterizada como turismo de aventura, a rota dura em média duas horas e percorre um pedaço de um paraíso pouco conhecido da Mata Atlântica. O curioso nome vem de uma árvore frondosa e centenária, localizada no final da trilha, com cerca de 100 metros de altura.

A “Trilha do Visgueiro” se tornou um dos 25 roteiros contemplados para a Copa de 2014, por meio do projeto Talentos do Brasil Rural, do Ministério do Turismo (Mtur). A escolha foi feita através do chamamento público.

A inscrição foi realizada pela Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), que enxergou no percurso uma forma de incluir os agricultores familiares no contexto econômico da região. “O trabalho pela trilha já existia e a Coopeagro avalia esse reconhecimento como atenção e inclusão dos agricultores familiares, que terão seus jovens qualificados e melhores condições de receber os turistas, pois o percurso estará sinalizado, melhor iluminado garantindo a segurança de todos os visitantes”, destaca Irmã Miriam Zendron, educadora da cooperativa.

O Sebrae/AL está desenvolvendo um trabalho minucioso com o objetivo de gerar outro olhar para o desenvolvimento econômico dos moradores da região, desta vez, por intermédio do turismo de aventura. Para sentir quais as necessidades do turista, técnicos percorreram a trilha e já identificaram os pontos que precisam de uma atenção maior.

Thereza Dantas, interlocutora da Setur na região Costa dos Corais, comemora essa iniciativa do Mtur. “Quem já mergulhou nas piscinas naturais de Maragogi, não imagina que o município possui tantas belezas além do sol e praia. Para muitos, a trilha é um roteiro novo, que precisa ser formatado e ser bem qualificado para atender as necessidades dos turistas, principalmente os estrangeiros”, disse.

A consolidação da “Trilha do Visgueiro” como destino turístico é um passo importante para o setor em Maragogi. A rota foi um dos 25 roteiros contemplados para a Copa de 2014, através do Projeto Talentos do Brasil Rural.

Assessoria

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate