HGE e Samu divulgam balanço de atendimento no período natalino

HGE e Samu divulgam balanço de atendimento no período natalino

O Hospital Geral do Estado (HGE), referência para o atendimento de alta complexidade em urgência e emergência, realizou 1.166 atendimentos no período natalino, entre os dias 23 e 26. Desse total, 125 pacientes receberam alta médica, 121 ficaram internados e 35 foram submetidos a procedimentos cirúrgicos.

A equipe multiprofissional prestou assistência a 659 pacientes em decorrência de casos clínicos, sendo 555 em adultos e 104 crianças, 284 acidentes casuais, 120 acidentes de trânsito, 51 agressões, nove acidentes de trabalho, duas tentativas de suicídio, um afogamento e cinco queimaduras. Também foram registradas 60 vítimas de ocorrências com motocicleta, 45 colisões, 11 atropelamentos, um acidente com bicicleta e três capotamentos.

Segundo a médica e diretora do HGE, Verônica Omena, durante este período, é comum aumentar o número de atendimentos na unidade hospitalar. “Geralmente o Natal é mais tranquilo, comparando-o com o réveillon, porque as pessoas preferem ficar em casa celebrando com a família”, disse.

Atendimento do Samu – Durante o período do Natal deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 4.490 ligações telefônicas, inclusive orientando os pacientes que estavam em casa a procederem de forma correta sobre o caso, sem precisar que a equipe fosse até o local. Na Central de Maceió, por exemplo, foram realizadas 154 ocorrências e na Central de Arapiraca 67.

Em relação aos atendimentos de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, foram registradas 40 ocorrências na Central de Maceió e 36 na Central de Arapiraca.  Os atendimentos de pacientes que foram atingidos com arma de fogo praticamente foram iguais. A equipe Samu atendeu três casos na Capital e quatro em Arapiraca.

Trotes – Apesar das campanhas de esclarecimentos para evitar trotes para o Samu, promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde, além do Projeto Samu nas Escolas, o índice de ligações indevidas ainda é alto. Em Maceió, por exemplo,  no dia 25, o índice ficou em 73,79% e no dia 24 foi de 70,97%. Já em Arapiraca na véspera de Natal, o índice ficou em 60,53% e no dia de Natal foi de 70,57%.

Author Description

Bccom Comunicação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate