Representante de sindicato rural de MT pede que produtores não plantem sem ter preço garantido

Representante de sindicato rural de MT pede que produtores não plantem sem ter preço garantido

No município de Vera, região médio-norte de Mato Grosso, as lavouras se desenvolvem bem, mas a incerteza em relação aos preços da soja e do milho safrinha preocupa os produtores locais. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Vera (MT), Vilmar Scherer, os motivos são muitos, e ele alerta para a necessidade de segurança na hora de planejar a safra.

– Nós temos aí um grande aumento de área de produção de soja no Estado de Mato Grosso; nós temos aí o clima, que ninguém sabe o que vai acontecer; pode ser que nós tenhamos uma super safra de soja – enumera o produtor.

A insegurança em relação aos preços também atinge o mercado de milho. Para Scherer, o produtor terá que repensar o plantio do grão para o próximo ano.

– Nós temos que plantar o milho com custo mais baixo: os pacotes de milho, os preços da semente, dos insumos para o plantio do milho estão muito elevados. E se os preços estão elevados, diante dos parâmetros dos preços do milho que nós temos, ele não fecha a conta no final – afirma o produtor.

Sobre o problema, que se agrava em função do atraso na janela de plantio, Vilmar Scherer alerta os agricultores de todo o país, para que haja segurança no preço do grão a fim de cobrir os custos de produção.

– Nós poderemos ter um preço de milho muito bom lá na frente, porque o produtor rural poderá não plantar. Agora nós poderemos também ter um preço de milho muito ruim se a classe persistir em plantar muito milho – afirma.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate