Oeste da Bahia lança cartilha com ações de manejo da Helicoverpa armigera

Oeste da Bahia lança cartilha com ações de manejo da Helicoverpa armigera

Associações do agronegócio do Oeste da Bahia lançaram a cartilha Ações de manejo da Helicoverpa armigera, um documento que explica aos produtores como identificar a lagarta, seu ciclo de vida, comportamento e ações para monitorar da praga que, só na região, causou um prejuízo de mais de R$ 2 bilhões na safra 2012/2013. A região foi a primeira a receber, pelo governo federal, o status de emergência fitossanitária devido ao surto da lagarta.

Entre as orientações contidas na cartilha, está que o refúgio para proteção de biotecnologias (OGMS) será mandatório com 20% de plantas não Bt para o milho, 20% para o algodão e 50% para a soja. Sobre o vazio sanitário, o documento destaca que o objetivo é evitar a ponte verde para pragas infestantes e determina que ele seja revisto todo o ano, respeitando a legislação vigente.

A publicação traz a proposta de um calendário agrícola para o Oeste da Bahia e outro para uso racional de inseticidas nas culturas de soja, algodão, milho e outras. O destaque é o uso intensivo de produtos biológicos e inimigos naturais para o controle de pragas e uso de armadilhas e iscas tóxicas, além de outros métodos para o controle de mariposas.

Para o controle de pupas, as ações incluem o estabelecimento de métodos de amostragem de pupas no solo e o levantamento de espécies inimigas naturais e a eliminação mecânica de pupas (quando necessária). Foi ressaltada, também, a importância da rotação de culturas; definição de janelas de plantio; adoção de áreas de refúgio e destruição de restos culturais, plantas voluntárias e outros hospedeiros – métodos de manejo indicados pela Embrapa.

Com base no Programa Fitossanitário da Bahia, a cartilha é uma iniciativa da Aiba, Abapa, Fundação Bahia, Adab, Aeab, Agrolem e Uneb, com o apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (Iba) e o Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro).

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate