Produção de laranja lima em Alagoas é destaque em revista nacional

Produção de laranja lima em Alagoas é destaque em revista nacional

A produção de laranja lima no município de Santana do Mundaú foi tema do artigo científico: “Citricultura em Santana do Mundaú, Alagoas, Brasil: histórico, evolução e oportunidades“, publicado na última quarta-feira (18), na Revista Citrus. O autor José Thales Pantaleão realizou sua pesquisa no município com em dados fornecidos pelas Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri).

De acordo com a pesquisa, realizada no início de 2012, Alagoas é o terceiro maior produtor de laranja lima do Brasil, com a produção de 112 mil toneladas por ano. Em valores atualizados, o Estado produz cerca de 220 mil toneladas por ano, tornando-se o maior produtor de Laranja Lima do país.

A citricultura alagoana está concentrada na região Vale do Mundaú, especialmente nos municípios de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú. Esse último é o maior centro de produção cítrica com cerca de 90% da produção estadual.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, apenas a região do vale do Mundaú é responsável por 90% da produção de laranja no estado. “A cada ano superamos nossos próprios números, isso significa que os incentivos do governo têm contribuído bastante para o aumento da produção”, comenta.

Segundo o autor, a opção por sistema agroecológico de produção de laranja permitiu aumentar a renda dos pequenos agricultores familiares, por meio da oferta de produtos diferenciados, da criação da Cooperativa de Produtores de Laranja Lima de Santana do Mundaú, e venda de produtos diretamente ao consumidor nas feiras semanais. O cooperativismo e a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Laranja na região têm facilitado à comercialização e buscado alternativas para processamento da laranja Lima.

Também na última quarta-feira foi inaugurada no município a 1ª Fábrica de Suco de Laranja Lima de Alagoas com a capacidade de produção de dois mil litros de suco por dia, empregando 35 pessoas diretamente e outas mil pessoas indiretamente.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate