Brasil e EUA agilizam abertura de mercado

Brasil e EUA agilizam abertura de mercado

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publicou hoje, 23 de dezembro, a consulta pública para o reconhecimento de 14 estados brasileiros como áreas livres de febre aftosa com vacinação: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

A consulta será realizada até o dia 21 de fevereiro de 2014. Após esta data, o USDA irá analisar os comentários recebidos para a preparação do regulamento final. Esta é mais uma etapa do processo para a liberalização das exportações de carne bovina in natura desses estados para os EUA.

O Brasil notificou à Organização Mundial do Comércio (OMC) seus requisitos sanitários para a importação de carne bovina in natura proveniente de países que tiveram ocorrência de BSE, como é o caso dos EUA. Agora, se inicia a avaliação sobre saúde pública para concluir o processo de análise de risco.

As ações tomadas pelos dois países inserem-se no contexto do entendimento mútuo contido na Declaração Conjunta divulgada no último dia 18 de dezembro.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate