Assinado contrato para esgotamento sanitário da parte alta de Maceió

Assinado contrato para esgotamento sanitário da parte alta de Maceió

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) deu mais um passo para a implantação do sistema de esgotamento sanitário da zona alta da cidade de Maceió – região do Farol ao Jardim Petrópolis – ao assinar sexta-feira (20), com a Sanema (Saneamento de Maceió Ltda.), o contrato de locação de ativos para execução das obras do sistema.

A obra é composta de estação de tratamento de esgoto, interceptores, estações elevatórias de esgoto, linhas de recalque e redes coletoras de esgoto nas áreas correspondentes aos setores 15, 16, 17 e 18, que incluem os bairros do Farol, Pinheiro, Santo Amaro, Gruta de Lourdes, Canaã e Jardim Petrópolis.

O contrato, no valor de R$ 183 milhões, beneficiará uma população de aproximadamente 200 mil habitantes e faz parte do projeto de universalização do saneamento, que prevê um índice de cobertura de esgotamento sanitário de 80% da população de Maceió até 2018.

As obras de coleta e tratamento de esgoto da zona alta de Maceió deverão ser concluídas em maio de 2016. Pelo contrato, somente após a execução das obras é que a Casal passará a pagar à Sanema, empresa constituída especificamente para essa finalidade. O prazo de pagamento é de 30 anos, findos os quais a Casal incorpora os bens formados pela locação de ativos ao seu patrimônio. A Sanema é controlada pela Construtora Brasília Guaíba Ltda. e pela Ello – Serviços, Obras e Participações Ltda., consórcio vencedor da concorrência.

“O contrato na modalidade de locação de ativos é mais uma ousadia da Casal”, afirmou o presidente da Companhia, Álvaro Menezes, durante o ato de assinatura, realizado no gabinete da Presidência da Casal, em Maceió. O grande diferencial, em relação a outros tipos de contrato, é que a Casal somente começa a pagar quando as unidades construídas estiverem operando, explicou Menezes, acrescentando que as obras de esgotamento sanitário vão contribuir para a despoluição do Vale do Reginaldo, especialmente do riacho Salgadinho, que deságua na Praia da Avenida.

Além do presidente da Casal, Álvaro Menezes, e do representante da Sanema, Sérgio Coelho da Silva, participaram do ato de assinatura o vice-presidente de Gestão Operacional, Carlos Figueiredo, o representante do vice-presidente Jorge Galvão, de Gestão Corporativa, Jailton Santos, superintendentes, gerentes e técnicos da Casal, da Sanema e do consórcio controlador formado pela Construtora Brasília Guaíba e Ello – Serviços, Obras e Participações.

 Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate