Forças Armadas podem assumir comando da segurança em Alagoas antes do Natal

Forças Armadas podem assumir comando da segurança em Alagoas antes do Natal

O governador Teotonio Vilela Filho viaja nesta segunda-feira, 23, pela manhã para para Brasília onde tem uma audiência marcada de última hora com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

De acordo com informações confirmadas por sua assessoria neste domingo a noite, governador vai pedir “reforço da Força Nacional e, em último caso, o uso das Forças Armadas”.

Seriam estas medidas extremas para dar tranquilidade à população diante do clima de medo e quase terror instalado em todo o estado de Alagoas, especialmente na grande Maceió, nos últimos dias, em função da “operação padrão”, uma espécie de aquartelamento dos policiais militares.

Dependendo da conversa entre Vilela e Cardozo as Forças Armadas assumirão o comando da PM em Alagoas nos próximos dias – ou quem sabe nas próximas horas.

“O governador está firme, como sempre esteve, quando se trata de resolver o é melhor para o estado”, disse por telefone o secretário de Comunicação do Estado, Keylle Lima, após reunião com Téo Vilela neste domingo a noite.

Ele informou ainda que o governador vai assinar um contrato de financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) nesta viagem que fará à capital federal.

Retorno parcial

O ideal, repito, é retorno pleno dos militares às ruas. A PM mantém, ainda que parcialmente, a operação padrão, esvaziando o policiamento já precário, causando medo e apreensão em Maceió.

O pedido de tropas federais sinaliza, no entanto, que o governador chegou no seu limite. Em outras palavras ele não vai ceder mais do que já cedeu nas negociações com as lideranças dos militares.

Na última quinta-feira o governador fechou um acordo com a categoria atendendo várias reivindicações. A contrapartida era a volta imediata da tropa para as ruas.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

There are 1 Comentários. Adicione o seu


    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'tfuse_comment' not found or invalid function name in /home/edivaldojunior/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 180

Participe do debate