Fábrica de suco de laranja lima beneficia mais de mil produtores em Santana do Mundaú

Fábrica de suco de laranja lima beneficia mais de mil produtores em Santana do Mundaú

Com a capacidade de produzir 200 litros por hora, a 1ª Fábrica de Sucos de Laranja Lima de Alagoas foi inaugurada na manhã de quarta-feira (18), no município de Santana do Mundaú. A unidade foi construída com recursos próprios da Cooperativa dos Produtores de Laranja do Vale do Mundaú (Cooplal) com o apoio do Arranjo Produtivo Local Fruticultura no Vale do Mundaú, e a parceria das secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Sebrae e Emater.

Para o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a viabilização da fábrica contribui para geração de emprego e renda na região. “São 35 famílias que serão beneficiadas diretamente com a fábrica, além de outras mil indiretamente, que estão envolvidos no processo de produção”, disse.

Na região existem cerca de 2.500 produtores de laranja que passarão a fornecer o produto para a cooperativa. De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, com a produção de três mil toneladas de laranja lima por safra, a cooperativa espera lucrar em torno de R$ 140 mil por mês. “Hoje, a capacidade chega a dois mil litros do suco por dia, onde o custo por litro chega a pouco mais de R$ 3.  Com base nesses números, a meta é comprar mais máquinas para ampliar a produção”, explica.

Durante a solenidade de inauguração, foi entregue à Cooplal, um caminhão trucado com capacidade de transportar 22 toneladas, doado pela Seagri. Também houve a entrega simbólica de um caminhão-baú frigorífico com a capacidade de transportar sete toneladas, além de duas motos, adquiridas através de um financiamento da junto à Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas.

Segundo o presidente da Cooperativa, Antônio Carlos, os veículos agilizarão o processo de produção da fábrica. “Agora, nós podemos transportar nossos produtos com segurança e qualidade. Já fornecemos para o comércio da região e pretendemos ampliar nossas vendas para mercadinhos e supermercados de Maceió”, comenta.

 Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate