Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em novembro

Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em novembro

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento subiram em novembro na comparação com outubro. O ICPSuíno/Embrapa teve alta de 1,97% no mês, chegando aos 173,13 pontos, maior índice do ano. Já o ICPFrango/Embrapa fechou novembro com 159,81 pontos, aumento de 2,04% em relação a outubro e segundo maior valor de 2013.

O ICPSuíno de novembro teve seu acréscimo baseado principalmente na alta do item nutrição (1,82%). O índice acumula sucessivas altas desde o mês de abril, quanto estava em 154,79 pontos. Apesar do aumento em novembro, no ano, o ICPSuíno ainda acumula queda, agora de 2,89%, chegando a -1,15% nos últimos 12 meses (desde dezembro de 2012).

Já a elevação do ICPFrango foi puxada pelo aumento de 2,41% nos gastos com nutrição. Desde janeiro de 2013, o índice acumula -9,24%. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -6,03%.

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo “ciclo completo”, para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

 Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate