Café com Arte divulga artesanato para o turista na alta temporada

Café com Arte divulga artesanato para o turista na alta temporada

A Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento (Seplande) apresentou nesta quarta-feira (11), no hotel Jatiúca, a 5ª edição do projeto Café com Arte. Serão 280 artesãos de vários municípios que vão comercializar seus trabalhos até o dia 31 de janeiro em 11 hotéis.

O objetivo do projeto é divulgar e promover o artesanato alagoano, contribuindo para o aumento da geração de renda. A expectativa dos organizadores é de que sejam comercializados R$ 80 mil.

 O projeto, que conta como apoio da secretaria de Estado do Turismo (Setur) – que fez a intermediação com a rede hoteleira – foi desenvolvido pela Diretoria de Design e Artesanato da Seplande, em parceria com o PAPL e o Sebrae. A ideia é aproveitar a alta temporada, com os hotéis lotados, para fortalecer o artesanato, que é um atrativo muito forte para o destino.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, o artesanato alagoano tem muita expressão e faz a diferença onde chega, agregando valor ao destino. A secretária ressaltou que a Setur sempre divulgou o trabalho dos artesãos alagoanos nas feiras que acontecem durante todo o ano. “Em 2013, foram 79 eventos em diversos estados e colocamos peças de artesanato como brinde nos kits de imprensa”, falou, lembrando o tombamento do filé como patrimônio imaterial.

Para o secretário de Estado do Planejamento de Desenvolvimento, Luiz Otávio Gomes, o projeto é uma importante ferramenta para comercializar o artesanato alagoano. “Temos um artesanato de primeira qualidade, com ele podemos participar de qualquer certame”, disse o secretário, que aproveitou o evento para anunciar a aquisição de dois caminhões que serão usados no transporte de produtos para os artesãos – um para rodar pelo Brasil e outro pelo Estado.

O projeto Café com Arte tem gerado bons negócios para os artesãos. Edineuza Teixeira, de Boca da Mata, que trabalha com Pachwork, participa pela quarta vez e garante que é um sucesso. “Já fiz vários clientes, estou comercializando para lojistas de quatro estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte”, comemorou.

Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate