Encontro de Líderes Sindicais na Paraíba

Encontro de Líderes Sindicais na Paraíba

A abertura do encontro aconteceu hoje pela manhã e contou com a presença dos presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais de cerca de 40 municípios paraibanos. Também participou do evento o Deputado Federal Leonardo Gadelha que apresentou um panorama da agropecuária da Paraíba, destacando os gargalos da produção e o potencial de crescimento de alguns setores. O deputado propôs aos líderes que busquem apoio das universidades, das organizações setoriais e da classe política para a realização de um estudo minucioso e o levantamento das necessidades de cada região, culminando com um plano de ação para a implantação de projetos estruturantes. Ele se comprometeu em buscar apoio de toda bancada da Paraíba na Câmara dos Deputados para criar emendas parlamentares a fim de levantar recursos para o que for prioridade. “Esta na hora de chamar os melhores quadros da academia, das instituições de classe, dos políticos e pensar o desenvolvimento da Paraíba a partir de ações estruturantes, como estradas, armazéns, transporte, entre outros”, declarou.

O presidente do Sistema FAEPA/SENAR, Mário Borba, falou que, acredita que o nordeste será, em pouco tempo a maior bacia leiteira do país e que outros estados da região já estão bem avançados nesse setor, com produção em grande quantidade e qualidade. Ele disse ainda que atualmente, uma das maiores preocupações é quanto a sanidade do rebanho. “Precisamos estar preparados para a vistoria do OIE, que vai acontecer no início de 2014 e para isso nosso gado tem que estar vacinado e as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento ( Mapa) para o Governo do Estado tem que ser cumprida” alertou.

Treinamento Sindicato Forte

Durante esses três dias acontecerá também o treinamento do líderes para o Programa Sindicato Forte, que já é uma realidade na Paraíba desde dezembro de 2010, quando todos os Sindicatos de Produtores Rurais aceitaram o desafio de mudar o conceito de atuação e buscarem, acima de tudo, a melhoria no atendimento dos produtores de seus municípios.

De lá para cá muita coisa mudou em muitos Sindicatos e agora os resultados começam a aparecer. Por causa disso, o SENAR Central enviou para Paraíba toda equipe do Programa para implantar a nova fase de expansão das ações.

De acordo com Mário Borba, os desafios ainda são grandes, e cada um tem que fazer o dever de casa para que o Sistema contribua com o desenvolvimento do setor agropecuário. “A agropecuária da Paraíba está abandonada e nós que estamos no campo é que temos que buscar os meios para fortalecer a classe e a produção”, disse.

O treinamento do Programa Sindicato Forte está sendo ministrado pela equipe do SENAR Central, com os instrutores Celso Botelho, Ademar dos Anjos, Olympio Bezerra. Durante esses três anos de implantação eles vem acompanhando o desenvolvimento de cada Sindicato. Segundo Celso Botelho, os Sindicatos da Paraíba foram os primeiros do país a aderir ao programa e o trabalho realizado aqui tem servido de referência para outros estados.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate