Sistema FAEA-SENAR participa da 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas

Sistema FAEA-SENAR participa da 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas

A abertura da 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas (EXPOAGRO) foi marcada por comemoração da data histórica e pelos avanços conquistados no setor primário. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, afirmou que este ano o evento é muito especial recordando que a primeira feira foi realizada pela Instituição, pelo ex-presidente e visionário, Eurípedes Ferreira Lins. “Esse é um momento de celebrar a maior feira de agronegócios da região, que para nós tem um sentimento especial”.

Iniciada na última sexta-feira (06) os visitantes podem conferir a feira até o dia 15 de dezembro. Este ano a EXPOAGRO está ocorrendo na Pista de Arrancada, localizada no KM 6,5 da Rodovia Manuel Urbano no município de Iranduba. Antes da abertura foi realizada uma cavalgada, que teve a participação do presidente do IDAM, Edimar Vizolli e do deputado estadual, Marco Antonio Chico Preto. Após a cavalgada ciclistas do grupo Pedala Pesado atravessaram a ponte do Rio Negro em direção ao parque de exposição onde se confraternizaram com o setor.

Outra notícia comemorada na abertura foi que o Estado do Amazonas recebeu nas últimas semanas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) o status de médio risco de febre aftosa. “Provavelmente até junho do próximo ano, vamos ser um estado livre de febre aftosa com vacinação, o que garante mais segurança para os produtores e população, além da possibilidade de melhorar geneticamente o rebanho amazonense com a vinda de matrizes e reprodutores para as nossas exposições, bem como uma maior valorização da carne e o leite de nosso rebanho”, afirmou Lourenço.

A expectativa da Secretaria de Produção Rural (SEPROR) é de movimentar cerca de R$100 milhões de reais. “Um decreto assinado pelo governador, Omar Aziz, garante a redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os negócios realizados dentro da feira, essa foi mais uma iniciativa de incentivo”, disse o secretário Eron Bezerra.

Novo Parque

Durante o segundo semestre desse ano, uma comissão capitaneada pela FAEA, participou de várias reuniões para que fosse construído um novo Parque de Exposições, Dr. Eurípedes Ferreira Lins, a garantia foi firmada pelo governador Omar Aziz, e reafirmada pelo vice-governador, Jose Melo, em discurso durante a abertura da 40ª Expoagro.

“O governo teve que tomar a decisão de montar um grande hospital em Manaus, e tomou a decisão também de construir um novo local para a realização das feiras, como nós temos uma área uma grande aqui em Iranduba (referindo-se a Cidade Universitária) então vamos preparar para que no próximo ano já aconteça em um local definitivo. Ganha a população e os produtores rurais”.

“Nosso município sempre teve uma economia baseada no setor, e essa feira vem estimular e beneficiar a cidade e os produtores rurais que aqui residem, é um estímulo para nossa economia”, celebrou o prefeito do município, Xinaik Medeiros.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate