Mais de mil pessoas participam de evento sobre agricultura familiar

Mais de mil pessoas participam de evento sobre agricultura familiar

A solenidade de abertura do 1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada na manhã de quarta-feira, 4 de dezembro, reuniu cerca de mil pessoas na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), entre agricultores familiares, autoridades políticas e lideranças de diversas instituições públicas do estado. Durante o evento, que termina na sexta-feira (5/12), os participantes poderão participar de minicursos, oficinas, palestras e giros tecnológicos. O evento está sendo realizado por meio de uma articulação entre a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura com a Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Agroform.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, destacou a relevância do evento e disse que a Embrapa tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade da agricultura em todos os segmentos, e que a agricultura familiar é um deles. Ele falou sobre a relevância de iniciativas que reduzam o vazio tecnológico e que viabilizem a organização por meio do trabalho das cooperativas.

Guilherme enfatizou ainda a importância do associativismo dos pequenos produtores e exemplificou por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que aprovou R$ 15 milhões para associações e cooperativas de agricultores familiares, na última sexta-feira (29). “O BNDES firmou convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para o fortalecimento da produção rural de base familiar. Mas, só podem se candidatar aos recursos, não reembolsáveis, associações ou cooperativas de produtores que abastecem o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) ou a Política de Garantia de Preço Mínimo dos Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) por isso a organização dos agricultores é fundamental”, disse ele.

O secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, da Prefeitura Municipal de Dourados, Landmark Ferreira Rios, salientou a importância da agricultura familiar que é responsável por cerca de 80% da produção dos alimentos. Ele acredita na importância desse encontro que reúne agricultores familiares e que poderão conhecer, nesses dois dias, vários sistemas produtivos, novas tecnologias existentes e acessíveis, que trarão inúmeros benefícios aos produtores.

Para o diretor técnico do Sebrae/MS, Tito Estanquiero, o evento é fundamental para o crescimento desse setor, que passa a ter uma nova oportunidade de capacitação e conhecimentos. “Para o Sebrae é uma honra participar desse evento em prol da agricultura familiar”, disse.

Programação técnica

Giros tecnológicos, acontecerão durante o evento: um no dia 5 de dezembro, das 13h30 às 16h30 e o outro no dia 6 de dezembro, das 8h30 às 11h30. Nessas duas ocasiões, serão demonstrados aspectos gerais e resultados de pesquisas sobre integração Lavoura-Pecuária, cultura da videira, cultura da goiabeira, alternativas alimentares para bovinos de leite (a pasto), plantio direto de mandioca, adubação verde na melhoria de solos e sistema agroflorestal. Os giros tecnológicos estão sendo coordenados pela Embrapa Agropecuária Oeste, Escritório da Embrapa Produtos e Mercados em Dourados e AGRAER.

O Encontro tem apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa Econômica Federal, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamentos Lagoa Grande e Amparo.

Fonte Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate