Torneio leiteiro e seminários aguardam produtores na 1ª Festa do Leite

Torneio leiteiro e seminários aguardam produtores na 1ª Festa do Leite

A 1ª Festa do Leite da Agricultura Familiar, que acontece no município de Batalha entre os dias 11 e 14 de dezembro, promete integrar a Bacia Leiteira alagoana com eventos que fortalecem o setor. A gesta é organizada pela prefeitura do município e demais parceiros como a Secretaria Estadual da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), a Cooperativa Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag).

Reunindo mais de 50 associações, a expectativa dos organizadores é que o número de visitantes chegue a duas mil pessoas nos quatro dias. A festa é concentrada no torneio leiteiro, mas haverá outros eventos simultâneos, como seminários, premiações e ações culturais.

A participação dos agricultores familiares será priorizada àqueles que fornecem ao Programa do Leite. Para o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, essa é uma forma de incentivar os produtores a apostarem na iniciativa. “É um presente a esses pequenos produtores pelo empenho de fornecerem ao programa. Por meio dessa festa, vamos apresentar o quanto o setor está organizado e interessado em se capacitar e garantir assistência técnica em seus rebanhos”, destacou Monteiro.

Sobre o torneio leiteiro, em que os produtores levam suas vacas para disputa de maior quantidade de leite retirada, terá início na noite de quinta-feira, dia 12. Serão cinco ordenhas até a manhã de sábado, quando ocorrerá o julgamento e entrega de premiações.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate