Centro Xingó fortalecerá cadeias produtivas de Alagoas

Centro Xingó fortalecerá cadeias produtivas de Alagoas

A pedra fundamental da área de capacitação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido foi lançada nessa segunda-feira (2). A solenidade é fruto da parceria entre a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Entre os presentes estavam representantes de Secretarias de Estado, municipais, Prefeitura de Piranhas, instituições parceiras como o Sebrae, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Ufal), Chesf, Codevasf, Emater, entre outras instituições.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Junior, a criação da área de capacitação do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido trará mais desenvolvimento para o Sertão alagoano, a exemplo de pesquisas, capacitação de técnicos e  orientação aos criadores.

“Esta ação visa à melhoria das cadeias produtivas, com ênfase na ovinocaprinocultura e avicultura caipira e a difusão de tecnologias de acesso à água. A parceria com a Agência Espanhola foi mais uma atitude sábia e de visão de futuro do governador Teotonio Vilela e de sua equipe, que está permitindo mudar a realidade dos sertanejos alagoanos”, destacou o secretário.

“Este centro também faz parte de um programa mais amplo, que prevê a construção de mais de 20 mil cisternas em Alagoas. Estamos orgulhosos desta grande parceria com a Seagri, que vem trazendo desenvolvimento para o Estado”, citou o diretor da Agência Espanhola, Jesus Molina. O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido também vai contar com uma biofábrica para produção de sementes e mudas.

Durante o lançamento da pedra fundamental, os convidados conheceram e entenderam as obras de reforma, ampliação e adequação das instalações do Centro Xingó. Na oportunidade, também foram entregues equipamentos que irão auxiliar no desenvolvimento das atividades do centro, a exemplo de trator e implementos agrícolas.

Estão envolvidos nas ações de desenvolvimento do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, além da AECID e da Seagri, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Chesf, a Prefeitura de Piranhas, entre outros.

 Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate