Agricultura Familiar ganha destaque em evento

Agricultura Familiar ganha destaque em evento

No período de 5 a 6 de dezembro, acontece em Dourados/MS, na Embrapa Agropecuária Oeste, o 1º Encontro de Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento é uma importante oportunidade para os agricultores, principalmente dos 12 municípios da região da Grande Dourados, conhecerem tecnologias apropriadas para melhorarem seus arranjos produtivos, além de poderem construir novos conhecimentos, trocarem experiências e saberes. O evento será realizado por meio de uma articulação entre a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura com a Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Agroform.

O evento deve reunir centenas de agricultores familiares, além de profissionais e estudantes interessados no assunto. A programação do encontro prevê a realização de atividades desenvolvidas nos campos experimental da Embrapa, denominado “Giro Tecnológico”, que serão coordenados pela Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo, serão realizados dois Giros Tecnológicos, sendo um no dia 5 de dezembro, das 13h30 às 16h30 e o outro no dia 6 de dezembro, das 8h30 às 11h30. “Nessas duas oportunidades, serão demonstrados aspectos gerais e resultados de pesquisas, além de oportunizar debate com os agricultores, sobre algumas possibilidades de incorporação dessas tecnologias aos sistemas de produção adotados na agricultura familiar da região”, enfatiza Auro.

Segundo Otsubo, nos Giros Tecnológicos serão abordados os seguintes temas: Plantio direto de mandioca; Sistema de integração Lavoura-Pecuária, principalmente na perspectiva de recuperação de pastagens para melhoria da produção leiteira; Adubação verde para recuperação de solos e melhorias no rendimento de culturas como o milho, feijão-comum, feijão-caupi e mandioca; Produção de uva e goiaba, como alternativas para a diversificação da produção e fontes de renda aos agricultores; Sistema agroflorestal diversificado para fins de produção de alimentos, geração de renda e recuperação ambiental; Alternativas de alimentação “a pasto” para bovinos de leite, para que os produtores tenham opções de boa qualidade que sejam produzidas na propriedade.

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, destacou a importância fundamental da agricultura familiar para a sociedade brasileira. Ele assentou o amplo histórico de atuação da Embrapa junto a esse segmento, envolvendo ações de transferência de tecnologias e construção de conhecimentos, a partir das pesquisas realizadas por sua equipe técnica, voltadas para esse público.

O Secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, da Prefeitura Municipal de Dourados, Landmark Ferreira Rios, destaca a importância da Embrapa como parceira no Encontro da Agricultura Familiar. Para ele, a Empresa tem desenvolvido tecnologias adequadas e importantes para o desenvolvimento da agricultura, por meio de novas cultivares, sistemas de produção integrado, entre outras que vem de encontro com a vontade do produtor da Agricultura Familiar em melhorar a sua performance. “A Embrapa trabalha com profissionalismo para desenvolver a cultura da soja, do trigo, do arroz e de muitas outras culturas, mas hoje também tem um foco direcionado também para a agricultura familiar, pesquisando vários sistemas produtivos, viabilizando uma relação mais efetiva com a agricultura familiar e propiciando o acesso às tecnologias existentes aos agricultores familiares, com isso, com certeza o produtor terá os benefícios desejados”, destacou.

A Unidade já realizou várias Mostras de Tecnologias, Dias de Campo e Cursos de Capacitação para agricultores familiares e técnicos; participa da Feira Estadual da Agricultura Familiar, que em 2014, chegará à 9ª edição; apoia a realização da Feira de Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos de Juti, que terá sua 10ª edição, em 2014; participa do Seminário Estadual de Agroecologia, que terá sua 5ª edição, em 2014; entre outros eventos, ações e publicações direcionados à agricultura familiar.

O encontro tem apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa Econômica Federal, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamentos Lagoa Grande e Amparo.

 Fonte: Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate