FAEA comemora a elevação de status do rebanho amazonense

FAEA comemora a elevação de status do rebanho amazonense

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas – FAEA celebrou a Instrução Normativa nº 28, assinada pelo Ministério da Agricultura- MAPA, publicada no último dia 26/11, no Diário Oficial da União, classificando o Estado do Amazonas como risco médio de febre aftosa. O anúncio oficial foi realizado na manhã desta sexta-feira, onde estiveram reunidos autoridades, dirigentes, pecuaristas e produtores rurais.

O status de médio risco para o Amazonas foi resultado do trabalho conjunto do setor público e da iniciativa privada e da conscientização dos pecuaristas. “Essa classificação foi fruto de vontade política, como representante da classe agropecuária, quero agradecer ao governador, Omar Aziz, e as autoridades envolvidas”, salientou o pecuarista e presidente da FAEA, Muni Lourenço.

Atualmente o Amazonas conta com 20.000 propriedades com a atividade da pecuária cadastradas na Agência de Defesa (ADAF), o que aproximadamente significa um contingente de 60 mil pessoas. O rebanho é de 1,5 milhões de cabeças.

Para o presidente Muni Lourenço, essa classificação representa segurança para os criadores, manutenção dos postos de trabalho. “Esse novo status mostra uma perspectiva real para o melhoramento genético do rebanho, além disso, estamos caminhando para atender a demanda de alimentos população, o nosso objetivo é que possamos ser autossuficientes”, declarou.

No início de 2012 a FAEA formalizou um documento ao governador, para que fosse criada uma Agência de Defesa Agropecuária. “Foi com a sensibilidade que lhe é peculiar juntamente com a Sepror, que o nosso pedido foi realizado e o anúncio foi no lançamento do Amazonas Rural. Essa foi mais uma conquista do setor”.

O presidente da ADAF, Sérgio Muniz, disse que a Agência está atuando em 47 municípios, com profissionais focados na atividade. “Hoje se por eventualidade acontecesse um foco, nós rapidamente já entraríamos em ação. Porque estamos preparados”.

Explicou ainda que, o novo status é sem dúvida para ser comemorado. “Brevemente mais uma conquista será anunciada; Vamos lançar juntamente com a FAEA, a Plataforma de Gestão Agropecuária; os técnicos já estão reunindo os dados, esse vai ser um ganho para todos os produtores, permitindo maior agilidade na obtenção de informações e a emissão online da Guia de Trânsito Animal”.

De acordo com o secretário de produção rural, Eron Bezerra, a conquista representa um grande passo rumo à classificação de “Estado livre de febre aftosa”. Segundo o secretario a meta é que o anúncio seja feito até o segundo semestre de 2014. Os municípios de Guajará e Boca do Acre, e o Sul de Canutama e Lábrea, já são considerados livres de aftosa com vacinação.

Durante seu discurso, o secretário de produção, Eron Bezerra, relembrou que o último foco da doença no Estado ocorrido em 2004, no município do Careiro. “Por conta desse foco o Brasil amargou prejuízos econômicos, o que acarretou até a proibição de exportar carne”.

Segundo o superintendente federal do MAPA no Amazonas, Ferdinando Barreto, a mudança de status sanitário para Livre de Febre Aftosa é o que se deseja; Contudo essa foi uma grande conquista, e que essa classificação representa mais segurança na saúde da população.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate