Audiência Pública debate produção de fertilizantes na agricultura brasileira

Audiência Pública debate produção de fertilizantes na agricultura brasileira

Discutir iniciativas para reduzir a dependência externa do Brasil de fertilizantes foi o tema de Audiência Pública realizada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), no último dia 26/11. A reunião foi presidida pelo deputado Josias Gomes (PT/BA), autor do requerimento junto com os deputados Afonso Hamm (PP/RS), Eduardo Sciarra (PSD/PR), Luci Choinacki (PT/SC) e Valmir Assunção (PT/BA).

O pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) José Carlos Polidoro, representando o presidente Maurício Lopes, mostrou os desafios da Empresa relacionados ao tema da audiência pública. Para Polidoro, usar adequadamente os fertilizantes e evitar os desperdícios é tão importante quanto aumentar a produção nacional de adubos. Para ele, apenas 60% do produto utilizado é efetivamente absorvido pelas lavouras brasileiras.

Segundo Polidoro, a Embrapa tem um arranjo de projetos que lidam com uso eficiente de fertilizantes, na identificação de novas fontes minerais de nutrientes e novas fontes orgânicas de nutrientes para a agricultura brasileira.

O Diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Girabis Evangelista Ramos, que também participou da audiência pública, destacou que as pesquisas feitas pela Embrapa e o Ministério das Minas e Energia refletem positivamente na agricultura Brasileira.

O Deputado Alceu Moreira (PMDB/RS) solicitou a realização de oficinas regionais no início do próximo ano com o objetivo de debater a instalação de fábricas industriais.

Fonte: Embrapa

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate